Megadeth - Cryptic Writings (1997)

 

Texto por Felipe Leonel 

“Cryptic Writings” é o sétimo álbum de estúdio da banda de heavy metal Megadeth, lançado pelo selo Capitol Records em 17 de junho de 1997, há 24 anos.

“Cryptic Writings” apresenta 12 faixas com estruturas mais acessíveis, especificamente voltadas para o rádio. As letras também foram alteradas a fim de tornar as músicas mais inclusivas para um público mais amplo. Essas mudanças foram recebidas com opiniões contraditórias dos críticos, que notaram a banda se afastando de suas raízes thrash metal.

Stephen Thomas Erlewine, crítico da Allmusic, criticou a capacidade de Mustaine para escrever um material mais "ambicioso". Já o crítico Simon Speichert, da Westnes, escreveu positivamente sobre o registro, qualificando-o como "puro e sólido heavy metal”.

Ainda sim, o disco estreou na 10º posição das paradas da Billboard 200 e foi certificado com disco de platina em 1998 pela RIAA (Recording Industry Association of America) pela marca de mais de um milhão de cópias vendidas somente nos Estados Unidos. 

A faixa 'Trust', foi nomeada para a categoria ‘Melhor Performance de Metal’ no Grammy Awards de 1998 e se tornou a música de maior sucesso da banda na Hot Mainstream Rock Tracks da Billboard.

As primeiras 500 mil cópias de “Cryptic Writings” vendidas nos EUA foram lançadas com capa com fundo prateado. Já a versão remixada/remasterizada, lançada em 2004, ganhou uma versão semelhante da capa, mas com fundo preto. A remasterização contém quatro faixas bônus exclusivas dessa versão e somou cerca de 850 mil cópias vendidas somente nos Estados Unidos.

“Cryptic Writings” teve como apoio uma turnê mundial que começou no verão de 1997. The Misfits seguiu como banda de abertura dessas apresentações. Durante essa turnê foi feita a primeira apresentação totalmente acústica da banda que ocorreu na América do Sul, mais especificamente na Argentina. 

No ano seguinte, o grupo participaria do Ozzfest '98 para as datas nos Estados Unidos. Esses shows foram os últimos para o baterista Nick Menza, sendo substituído por Jimmy DeGrasso na função ainda durante a turnê.

“Cryptic Writings” é o último álbum de estúdio com a participação de Nick Menza. Sua saída marcaria o fim da formação mais longa da banda até hoje, tendo gravado quatro álbuns de estúdio.

Comentários

Postagens mais visitadas