Entombed - Left Hand Path (1990)



Texto por Felipe Leonel

“Left Hand Path” é o primeiro álbum de estúdio da banda sueca de death metal Entombed, lançado pelo selo Earache Records em 4 de junho de 1990, há 31 anos.

O título do álbum é uma referência ao sistema de crenças “Left-hand Path and Right-hand Path” (Caminho da Mão Esquerda e Caminho da Mão Direita), criado pelo ocultista Anton LaVey. Segundo o guitarrista Alex Hellid, o termo foi encontrado no livro “The Satanic Bible”, escrito por Lavey.

“Left Hand Path” é conhecido por definir o gênero do death metal sueco por ser o primeiro álbum de estúdio a usar os chamados "buzzsaw", tradicional timbre de guitarra criado a partir de baixas afinações (Si maior) e a utilização de pedais apropriados para rifss mais pesados como os do heavy metal.  Segundo alguns críticos, o criador desse timbre foi o guitarrista Leif "Leffe" Cuzner, da banda de death metal Nihilist, ainda nos anos 80.

A faixa-título contém uma pequena parte, aos 3’54”, da introdução da música tema do filme de terror “Phantasm” (1979) (Fantasma).

“Left Hand Path” foi classificado na 82º posição na lista dos “100 Melhores Álbuns de Metal de Todos os Tempos” da revista Rolling Stone.

Em agosto de 2005, a revista Decibel introduziu “Left Hand Path” no “Decibel Magazine Hall of Fame”, como o “primeiro verdadeiro” álbum de death metal sueco, com seu tom de guitarra "buzzsaw" coroado como “Lendário Som Entombed".

Comentários

Postagens mais visitadas