Mastodon - Remission (2002)


Texto por Felipe Leonel

“Remission” é o álbum de estreia da banda estadunidense de heavy metal Mastodon, lançado pelo selo Relapse Records em 28 de maio de 2002, há 19 anos.

O álbum foi relançado em 21 de outubro de 2003, coincidindo com o lançamento do videoclipe da canção ‘March of the Fire Ants’. O clipe teve ampla divulgação nos programas Uranium do canal Fuse TV e Headbanger’s Ball do canal VH1 e contava com elementos mais sombrios em sua narrativa, como um homem sendo desenterrado e colocado em um trono.

A maioria das músicas já haviam sido escritas muito antes do álbum ser gravado. ‘Workhorse’ já havia sido tocada ao vivo em uma apresentação na cidade de Memphis em julho de 2001. ‘Trampled Under Hoof’, ‘Trilobite’, ‘Where Strides the Behemoth’, ‘Crusher Destroyer’ e ‘Mother Puncher’ foram tocados em um programa de rádio da WFMU em 7 de agosto do mesmo ano e 'Trainwreck' foi escrita enquanto Eric Saner, único vocalista que a banda teve antes de dividirem os vocais, ainda fazia parte do grupo.

“Remission” teve uma recepção extremamente positiva da mídia e do público. Brian O'Neill, da revista AllMusic, e Bryan Haywood, da Pitchfork Media, elogiaram a produção do álbum e rasgaram elogios para as linhas de baterista de Bran Dailor o colocando como músico de destaque do álbum.

Segundo o baixista e vocalista da banda, Troy Sanders, o tema do álbum é o elemento fogo, conceito que se encerrou apenas em 2009 com o lançamento de “Crack The Skye” (Ether, ou ar). Os discos “Leviathan” (2004) e “Blood Mountain” (2006) apresentam os elementos água e terra, respectivamente. No entanto, “Remission” foi o único álbum de Mastodon que não foi considerado um álbum conceitual até o lançamento “The Hunter”, em 2011.

Em 2006, “Remission” já havia batido a marca de 49 mil unidades vendidas apenas nos Estados Unidos.

Comentários

Postagens mais visitadas