Alice in Chains - The Devil Put Dinosaurs Here (2013)


Texto por Felipe Leonel 

“The Devil Put Dinosaurs Here” é o quinto álbum de estúdio da banda americana de rock Alice in Chains, lançado pelo selo Capitol Records em 28 de maio de 2013, há 8 anos.

Após uma turnê mundial de divulgação do álbum “Black Gives Way to Blue” (2009), o grupo começou a trabalhar imediatamente em um novo álbum ao lado do produtor Nick Raskulinecz. A banda entrou em estúdio em julho de 2011 para começar a trabalhar no novo disco e a produção durou mais de um ano e o lançamento foi adiado várias vezes sendo concluídas em dezembro de 2012. Durante as sessões de composição e gravação, o guitarrista e vocalista Jerry Cantrell foi submetido a uma cirurgia no ombro, que resultou no atraso do álbum.

Para ajudar a promover o novo álbum, o Alice in Chains se uniu ao canal do youtube Funny or Die para produzir um falso documentário de 11 minutos intitulado “AIC 23”, no qual o professor de estudos cinematográficos Alan Poole McLard, interpretado pelo ator W. Earl Brown, tenta fazer um documentário sobre Alice in Chains sem qualquer ajuda da banda real, entrevistando outros músicos. Entre eles estão o cantor country Donnie 'Skeeter' Dollarhide Jr., interpretado por Cantrell, o cantor de reggae Nesta Cleveland, interpretado por DuVall, o músico de black metal Unta Gleeben Glabben Globben Globin, interpretado pelo baixista Mike Inez, e o hipster Stanley Eisen, interpretado pelo baterista Sean Kinney. Trechos das faixas de “The Devil Put Dinosaurs Here” foram usados como parte da trilha sonora do curta-metragem.

O vídeo foi lançado em 3 de abril de 2013 e também traz participações especiais de diversos outros músicos como Ann e Nancy Wilson do Heart, Mike McCready do Pearl Jam, Kim Thayil do Soundgarden, Duff McKagan do Guns N 'Roses, Brent Hinds e Bill Kelliher do Mastodon e Lars Ulrich e Robert Trujillo do Metallica.

As faixas ‘Hollow’, ‘Stone’ e ‘Voices’ foram lançados como singles promocionais ao disco. ‘Hollow’ e ‘Stone’ alcançaram o 1º lugar no Mainstream Rock Tracks da Billboard, enquanto ‘Voices’ alcançou o 3º lugar. Cada uma das três canções permaneceu nas paradas por 20 semanas.

“The Devil Put Dinosaurs Here” alcançou a 2ª posição na parada da Billboard 200, (a posição mais alta da banda desde o álbum “Alice in Chains” [1995], que estreou em 1º lugar) batendo a marca de mais de 61 mil cópias vendidas em sua primeira semana de lançamento, e a 1ª posição na parada de álbuns do Top Rock e nas paradas de álbuns nacionais da Austrália, Finlândia e Noruega. Em 31 de julho de 2013, alcançou 120 mil cópias vendidas somente nos EUA. O álbum também estreou em 2º lugar na Canadian Albums Chart, batendo a marca de mais de 7 mil cópias vendidas em sua primeira semana no país.

“The Devil Put Dinosaurs Here” foi nomeado para um Grammy Award nas categoria “Best Engineered Album, Non-Classical” em 2013 e em 2019, classificado em 4º lugar na lista dos “Melhores Álbuns de Rock da Década” do site Loudwire.

A arte da capa apresenta o crânio de um Triceratops com uma segunda imagem de crânio esteganograficamente escondida em um fundo vermelho. Os dois crânios, quando revelados, se combinam para formar a imagem do diabo. Já o título se refere a uma crença mantida por alguns religiosos de que, para confundir a humanidade, o próprio Satanás plantou ossos de dinossauros nas profundezas da Terra para dissuadir os fiéis.

A arte interna do encarte inclui imagens de outros crânios de dinossauros esteganograficamente sobrepostos de maneira semelhante a capa, incluindo dois Paquicefalossauros e um Anquilossauro. Imagens adicionais na bandeja também são reveladas quando o CD é removido da caixa.

“The Devil Put Dinosaurs Here” é o último trabalho do Alice in Chains lançado pelo selo Capitol Records e o segundo álbum de reunião com Willian DuValll a frente dos vocais.

*Esteganografia é o ramo particular da criptologia que consiste em fazer com que uma forma escrita, ou imagem, seja camuflada em outra a fim de mascarar o seu verdadeiro sentido.

Alice In Chains - Twenty-Three (Mockumentary)

Comentários

Postagens mais visitadas