Temple Of The Dog (1991)

Texto por Felipe Leonel

“Temple of the Dog” é o primeiro e único álbum homônimo do grupo estadunidense, autointitulado, Temple of the Dog, lançado pelo selo A&M Records em 16 abril de 1991, há 30 anos.

Temple of the Dog foi um supergrupo formado em Seattle (Washington) em 1990, concebido pelo vocalista Chris Cornell (Soundgarden) como uma homenagem a seu falecido amigo Andrew Wood, vocalista das bandas Malfunkshun e Mother Love Bone. Alguns dias após o falecimento de Wood, Cornell começou a escrever canções em homenagem a Wood. O resultado foram as canções, ‘Reach Down’ e ‘Say Hello 2 Heaven’, gravadas pós o retorno de Cornell de uma turnê com o Soundgarden.

O nome do grupo foi tirado de um trecho da canção “Man of Golden Word”, do Mother Love Bone. As gravações do álbum ocorreram entre novembro e dezembro de 1990 no London Bridge Studios em Seattle, ao lado do produtor Rakesh "Rick" Parashar.

A formação incluía Stone Gossard na guitarra, Jeff Ament no baixo (ambos ex-membros do Mother Love Bone e posteriormente do Pearl Jam), Mike McCready (mais tarde Pearl Jam) também na guitarra e Matt Cameron (Soundgarden e depois Pearl Jam) na bateria. Eddie Vedder apareceu como um convidado, antes mesmo do nascimento do Peral Jam, para fornecer alguns vocais principais e de apoio.

Embora tenha recebido elogios dos críticos em seu lançamento, o álbum acabou não sendo amplamente reconhecido até 1992, quando o Pearl Jam já havia lançando seu primeiro álbum, “Ten” (1991).

Apenas no verão de 1992 que o álbum recebeu nova atenção. Embora tenha sido lançado mais de um ano antes, a A&M Records percebeu que tinha em seu catálogo o que era essencialmente uma colaboração entre Soundgarden e Pearl Jam e acabou relançando a canção ‘Hunger Strike’ como single, junto a um videoclipe, promovendo novamente o disco e alavancando o single nas paradas da Billboard, além de um aumento nas vendas alcançando mais de um milhão de cópias vendidas, obtendo disco de platina pela RIAA.

Desde o lançamento de “Temple of the Dog”, a banda se juntou para curtas apresentações em ocasiões em que Soundgarden e Pearl Jam estavam se apresentando juntos.

Em 28 de outubro de 2003, no Santa Barbara Bowl, e 6 de outubro de 2009, em uma apresentação Los Angeles, Cornell se juntou ao Pearl Jam no palco, reunindo temporariamente o Temple of the Dog.

Entre 2011 e 2016, Cornell se reuniria, ocasionalmente, ao lado do Pearl Jam para diversas apresentações ao redor dos EUA, como Alpine Valley (Wisconsin), Shoreline Amphitheatre em Mountain View (Califórnia) e Mad Season Sonic Evolution Concert no Benaroya Hall, executando canções como ‘Stardog Champion’ (cover de Mother Love Bone com Cornell nos vocais), ‘Say Hello 2 Heaven’, ‘Reach Down’ e ‘Hunger Strike’, ‘Call Me a Dog’ e ‘All Night Thing’.

Em 2016, o Temple of the Dog finalmente fez uma turnê oficial em comemoração ao 25º aniversário de seu álbum autointitulado. Vedder não chegou a participar da turnê, citando "compromissos familiares", tendo suas partes na canção ‘Hunger Strike’ cantadas pelo público. Cornell dedicou a música a Vedder durante um show no Paramount Theatre, em Seattle.

Comentários

Postagens mais visitadas