Rage Against the Machine - Evil Empire (1996)
Texto por Felipe Leonel
“Evil Empire” é o segundo álbum de estúdio da banda de rock estadunidense Rage Against the Machine, lançado pelo selo Epic Records em 16 de abril de 1996, há 25 anos.
O título do álbum é uma referência a um termo usado pelo presidente Ronald Reagan no início dos anos 1980, e muitos conservadores americanos, para descrever a ex-União Soviética.
Em 1995, a banda enviou gratuitamente a todos que se inscreveram no fã-clube da banda um disco de vinil de 7 polegadas, como parte promocional para o álbum, com duas faixas. O lado A vinha com uma versão da canção ‘Bombtrack’, chamda ‘Evening Session’, e um cover nunca lançado de ’Fuck tha Police’, do grupo de rap N.W.A, gravado em 13 de agosto de 1995 em um show beneficente no Capitol Ballroom em Washington, D.C, em homenagem a Mumia Abu-Jamal.
A arte da capa, criada pelo artista/ilustrador Mel Ramos, apresenta uma versão alternativa de Crimebuster, super-herói criado durante a década 1940, com seu emblema, um grande “c” em seu peito, alterado para um "e" minúsculo. Outras ilustrações apresentadas no encarte do álbum foram criadas pela artista/ ilustradora Barbara Kruger, e algumas delas também aparecem no videoclipe da canção ‘Bulls on Parade’, segundo single do álbum, num total de cinco singles lançados.
"Evil Empire" foi bem recebido pelas crítica e pelos fãs estreando em 1º lugar nas paradas da Billboard 200 dos EUA. No Grammy Awards de 1996, a canção ‘Tire Me’ arrecadou o troféu de “Melhor Performance de Metal”. Já as canções ‘Bulls on Parade’ e ‘People of the Sun’ foram indicadas na categoria “Melhor Performance de Hard Rock”. Em 24 de maio de 2000, o álbum foi certificado com disco triplo de Platina pela Recording Industry Association of America (RIAA).
Comentários
Postar um comentário