Iron Maiden - Brave New World (2000)
Texto por Felipe Leonel
“Brave New World” é o décimo segundo álbum de estúdio da banda britânica de heavy metal Iron Maiden, lançado pelo selo EMI em 29 de maio de 2000, há 21 anos.
“Brave New World” foi o primeiro álbum de estúdio da banda desde “Seventh Son of a Seventh Son” (1988) a apresentar praticamente mesma formação do álbum “Piece Of Mind” (1983) após o retorno do vocalista Bruce Dickinson e do guitarrista Adrian Smith marcando o primeiro álbum do grupo com sua formação como sexteto e três guitarras.
A arte e título do disco fazem referência ao romance “Admirável Mundo Novo” (“Brave New World” em inglês) escrito por Aldous Huxley. É o último álbum de estúdio da banda em que Derek Riggs contribui com o desenho da capa, a Nuvem-Eddie da parte de cima da ilustração, enquanto a cidade futurista, logo abaixo, foi criada pelo artista Steve Stone.
“Brave New World” foi muito bem aceito pelo público e crítica, vendendo mais de 307 mil cópias nos EUA até 2008, além de receber disco de ouro no Brasil e Reino Unido. Seu lançamento foi sucedido por uma turnê mundial com passaram pelo Brasil no festival “Rock in Rio III”, onde foi gravado um DVD e CD duplo. No show são tocadas as seis primeiras músicas do álbum, todas com ótima receptividade por parte do público.
Muitas das canções foram escritas antes da “The Ed Hunter Tour”, com Blaze Bailey ainda como vocalista, e posteriormente gravadas no Guillaume Tell Studios, em Paris. Foi o primeiro trabalho de estúdio da banda gravado ao lado do produtor Kevin Shirley. Foi também o primeiro disco gravado totalmente ao vivo em estúdio.
De acordo com Adrian Smith, ‘The Nomad’, ‘Dream of Mirrors’ e ‘The Mercenary’ foram originalmente compostas para o disco “Virtual XI” de 1998, com parte das letras compostas por Bayley, mesmo não recebendo os créditos. O baixista Steve Harris, afirma que começou a trabalhar em ‘Blood Brothers’ ainda nessa época, mas não conseguiu completa-la a tempo de inseri-la em “Virtual XI”.
‘Brave New World’ foi a única canção do disco a reaparecer na “Dance of Death World Tour” (2003), turnê de apoio do disco de estúdio seguinte do Iron Maiden. Nenhuma das faixas se fez presente durante a “A Matter of Life and Death Tour” (2006), embora várias delas tenham aparecido no decorrer da “The Final Frontier World Tour”, com ‘The Wicker Man’, ‘Ghost of the Navigator’, a faixa-título e ‘Blood Brothers’ sendo tocadas nos shows.
Comentários
Postar um comentário