Iron Maiden - Virtual XI (1998)


Texto por Felipe Leonel

“Virtual XI” é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda de heavy metal Iron Maiden, lançado em 23 de março de 1998, há 23 anos.

Foi o segundo e último disco gravado com o vocalista Blaze Bayley e produzido por Nigel Green. Foi também o último álbum do grupo gravado com a formação em quinteto encerrando a formação com apenas duas guitarras.

O título “Virtual XI” foi escolhido por coincidir com dois fatores extra musicais, o lançamento do jogo de computador da banda, “Ed Hunter”, e o fato da realização da Copa do Mundo de 1998 ocorrer em junho daquele mesmo ano.

Antes de lançar o álbum, a banda organizou uma turnê de divulgação na qual eles marcaram jogos de futebol pela Europa com "músicos convidados e jogadores profissionais da Inglaterra".

A capa do disco foi criada por Melvyn Grant – Ilustrador também de capas de outros trabalhos da banda - e de acordo com Grant, pediram-lhe que desenhasse algo relacionado a realidade virtual, mas depois foi proposta uma alteração adicionando um jogo de futebol, após a banda decidir relacionar o lançamento com a Copa do Mundo.

Também foi o primeiro disco a contar com um logotipo alternativo da banda, com as extensões de algumas letras sendo removidas para deixá-lo mais "enquadrado". Essa variante seria usada em todos os futuros álbuns e singles do Iron Maiden (com exceção de “Flight 666” e “Maiden England '88”) até "The Book of Souls” em 2015, onde o logo tradicional retornou.

A turnê promocional, intitulada “Virtual XI World Tour”, teve diversos shows cancelados nos EUA devido a problemas de saúde de Blaze Bayley ocasionados pela sua reação alérgica a alguns elementos dos cenários usados nos shows.

A canção "The Clansman" foi inspirada na Escócia Medieval.

Comentários

Postagens mais visitadas