Invasion America 1998
Por Felipe Leonel
Teorias da conspiração são, falando bem amplamente, um bando de baboseiras lunáticas criadas por quem quer acreditar excessivamente em mistérios de todos os tipos. Mas ainda assim, existe um reflexo positivo vindo desse mundo cheio de histórias mirabolantes. No caso, as teorias conspiracionistas sobre alienígenas ou mesmo forças extraterrestres são, quase sempre, terreno fértil para criação de histórias muito legais.
Não necessariamente criada a partir de uma conspiração em especial, "Invasion America" traz diversos elementos de uma tanto bom de teorias surtadas sobre visitantes do espaço, todas alocadas em uma trama interessante, instigante, cheia de mistérios e sem uma conclusão.
Criada por Steven Spielberg e Harve Bennett, a animação foi ao ar oficialmente em 1998 pelo canal The WB e combinava elementos de ficção científica e ação de forma genuína, tendo sido uma das primeiras animações voltadas para o público adulto na televisão aberta estadunidense.
“Invasion America" se passa em um futuro próximo e sua trama gira em torno de David Carter, um adolescente que descobre ser metade humano e metade Tyrusiano - uma raça alienígena tecnologicamente e cientificamente avançada. Ao mesmo tempo que conhece sua origem alienígena, escondida dele por sua mãe, David também descobre ser herdeiro do trono do planeta natal de seu pai e que deve combater uma invasão ao planeta Terra liderada pelo malígno Dragit, que deseja dominar a tanto a Terra quanto o planeta Tyrus.
A trama da invasão
Bom, a série começa introduzindo o planeta Tyrus e como a raça planeja invadir a Terra para escapar da tirania de seu líder, Dragit. Cale Oosha, herdeiro do trono de Tyrus, é enviado à Terra para escapar da guerra e proteger um artefato conhecido como o Torch of Kahlil, que tem o poder de unir os dois planetas ou mesmo destruir ambos.
Durante sua chegada, Cale e seu melhor amigo, Rafe, acabam sendo atacados e são ajudados por Rita. No processo, Cale e Rita acabam se envolvendo romanticamente, com David sendo fruto do romance. Sabendo que a ameaça de Dragit tem se espalhado pelo universo, Cale decide voltar ao espaço e lutar junto aos rebeldes, deixando seu filho e esposa aos cuidados de Rafe.
David cresce sem saber completamente sobre sua herança alienígena com sua mãe o criando como um humano comum, enquanto seu pai se mantém desaparecido por anos, deixando o garoto com apenas fragmentos de seu passado. Quando a série começa, David descobre a verdade sobre sua origem depois que sua mãe é assassinada por agentes Tyrusianos, liderados por Dragit, que agora planeja tomar a Terra.
Após a morte de sua mãe, David se vê forçado a fugir, perseguido por forças tanto humanas quanto alienígenas. Ele se junta a Rafe, um guerreiro Tyrusiano leal a seu pai, e juntos tentam impedir a invasão alienígena. Ao longo da série, David aprende a usar seus poderes ao mesmo tempo que tenta encontrar uma maneira de evitar que Dragit consiga o artefato.
Ao longo da temporada, David também enfrenta diferentes ameaças, como o governo dos EUA, além de lidar com traidores e aliados em ambas as raças e tentando entender seu papel na profecia que prevê a destruição de Tyrus ou mesmo da Terra.
Em seu desfecho, David consegue obter o artefato e enfrentar Dragit em uma batalha decisiva terminando de maneira aberta, com David triunfando momentaneamente, mas a ameaça de invasão ainda não sendo completamente neutralizada. Ao final, a promessa de que a série iria continuar em uma nova temporada, o que nunca aconteceu, ao menos não da forma que era esperado.
Os temas de Invasion America
Em muito,"Invasion America" consegue trabalho alguns temas de forma bastante clara, como a ideia de identidade, considerando que David é um garoto adolescente passando por mudanças físicas e psicológicas e também pelas mudanças que sua herança, sua identidade híbrida, o trouxe, e o que significa ser parte de dois mundos diferentes.
Os personagens frequentemente enfrentam situações que exigem grande sacrifício e coragem, explorando o que significa lutar por um bem maior, mesmo quando as chances parecem insuperáveis. Isso, de alguma forma, acaba se ligando diretamente às alianças e à lealdade que David precisa conquistar ao longo da trama, da mesma forma que precisa lidar com as traições daqueles que antes confiava.
Continuações em outras mídias
Após o cancelamento da série, "Invasion America" teve seu universo expandido de maneira diferente ao planejado, com sua história sendo muito mais aproveitada em outras mídias. Logo no mesmo ano, e aproveitando o hype que havia gerado, é lançado nas livrarias "Invasion America: A Novel" (1998), romance que adapta o que foi apresentado na televisão, detalhando ainda mais a história de David e sua luta contra a invasão alienígena.
Pouco tempo depois, e ainda no mesmo ano, foi lançado "Invasion America: On the Run", essa sim uma continuação que expande a história apresentada na série, e consequentemente no livro, oferecendo mais detalhes sobre os personagens e os eventos. Nesse segundo romance, o livro se aprofunda nos desafios e conflitos que David enfrenta enquanto continua sua luta contra as forças invasoras, assim como sua tentativa de se adaptar à sua dupla herança enquanto busca por novos aliados e recursos para enfrentar Dragit. O romance também oferece novos desenvolvimentos e explora aspectos que não chegaram a ser totalmente abordados até então.
Ambos os trabalhos são escritos por Christie Golden e publicados pela Berkley Boulevard Books, saindo apenas nos EUA em sua época de lançamento sem nunca ter ganhado nenhuma publicação fora do país.
Recepção de público e crítica
O programa recebeu uma recepção em seu lançamento com elogios principalmente pela qualidade de animação assim como seus roteiros envolventes e até mesmo uma comparação interessante as séries como Star Trek e Battlestar Galactica, mas com temáticas modernas, incisões críticas voltadas para um público mais maduro e uma boa dose de ideias retiradas diretamente de teorias da conspiração aproveitadas de maneira bastante inteligente em sua trama.
Uma curiosidade super legal, durante sua transmissão, a DreamWorks chegou a lançar duas versões diferentes para a série, uma delas editada para o público mais jovem, exibida no Kids' WB, e uma versão sem cortes para o público adulto transmitida no horário nobre na The WB.
Uma série pra ficar na memória
Com pouquíssimo tempo de exibição, com apenas uma temporada composta por singelos 13 episódios, "Invasion America" ganhou ao longo dos anos uma boa leva de fãs bastante fiéis, muito devido à sua narrativa cheia de originalidade e personagens muito bem desenvolvidos, mesmo com sendo uma série tão curta.
Em suma, a mistureba em sua narrativa sobre crescimento pessoal com temas de identidade, poder e sacrifício faz de "Invasion America" uma boa pedida quando falta algo de legal pra assistir, e sim, mesmo sem uma continuação apropriada, seu arco inicial se fecha de forma interessante fazendo valer ser assistido.
Assista à primeira temporada completa dublada no link abaixo:
Comentários
Postar um comentário