Capitão Símio e os Macacos Espaciais

Por Felipe Leonel

Pegando a onda das novas produções de Planeta dos Macacos, acho que vale muito a pena falar sobre essa produção. Imagina um crossover entre a franquia dos macacões junto com Transformers, Star Trek, Star Wars e Quarteto Fantástico. Agora, imagina isso tudo misturado em liquidificador, muito bem batido e com seus temperos favoritos. Bom, apesar de ser uma ideia estranha e, muitas vezes sem pé nem cabeça, ela foi feita lá nos, já ancestrais, anos 1990. 

Criada por Gordon Bressack e Rob Hudnut, ambos produtores e roteiristas de televisão, “Capitão Símio e os Macacos Espaciais” (Captain Simian and the Space Monkeys) mistura um tanto bom de diferentes elementos nesse caldo, como comédia, ação e ficção científica, adicionando também diversas referências e paródias de vários programas de televisão, filmes e da cultura pop como um todo.

Lançada na televisão americana como uma série animada e transmitida entre setembro de 1996 e junho de 1997, com apenas uma temporada de 26 episódios, o desenho ganhou notoriedade ao longo dos anos e um certo ar de mistério fora dos EUA, já que foi transmitida em pouquíssimos países, incluindo Itália, Espanha e Brasil. 

A animação teve produção da Hallmark Entertainment, Monkeyshine Productions, Inc., e sua distribuição ficou a cargo da Bohbot Entertainment, sendo exibido como parte do bloco de animação da própria empresa, chamado de Bohbot Kids Network.

Ao longo de seu único ano de transmissão, a série chegou a ser muito bem elogiada pela crítica e pelo público infantil da época, com elogios se estendendo pelo conceito diferenciado, enredo divertido, humor inteligente e também pelo seu estilo de animação. Mesmo não tendo um grande sucesso comercial, conseguiu conquistar uma base de fãs dedicada até hoje.

Enredo

Durante um voo espacial experimental pela NASA, tripulado por um símio, a nave acaba se desviando de seu percurso e se perde de sua trajetória original, enviando o chimpanzé Charles "Chuck" Simian para as regiões mais distantes e desconhecidas do espaço. 

Após anos perdido, praticamente morto e vagando sem rumo, a nave de Charles é descoberta e resgatada pela raça alienígena mais inteligente do universo - uma piada recorrente com os aliens é de que esses seres são tão avançados em intelecto que seus nomes acabam sendo impronunciáveis, fazendo com que os personagens confundam referências a eles como pausas em silêncio.

Assim que é resgatado, o símio recebe inteligência aprimorada, armas e tecnologia futurista, juntamente com a missão de proteger o universo do maléfico Senhor Nebulosa, um dos vilões mais incomuns dos desenhos animados - um ser meio humano, meio buraco negro, Nebulosa esperava se tornar um buraco negro completo, a fim de engolir o universo em um "Grande Colapso" para depois remodelá-lo à sua própria imagem. Seu único problema é que, sendo meio humano, ainda está suscetível a doenças da espécie, como resfriado e dores de estômago.

Para ajudar Charles (que logo recebe a alcunha de "Capitão Charles Simian"), os aliens de nome impronunciável permitem que ele recrute uma equipe de colegas, entre macacos e símios da Terra, para formar uma tripulação capaz de enfrentar o temível vilão e salvar o universo no processo. Entre seus companheiros estão: 

  • Shao Lin - uma macaco-dourado chinesa com habilidades de lutas rápidas e sabedoria serena;
  • Spydor - um sagui tagarela leal ao seu time e responsável pelas comunicações; 
  • Dr. Splitz/Splitzy - um genial orangotango com uma personalidade dividida entre um cientista e um lunático; 
  • Gor-illa/Gor - um gorila bastante ingênuo e infantil, mas que possui força extraordinária, assim como bastante pacífico e não deseja fazer mal a ninguém.

Enquanto cruzam as estrelas executando diferentes missões e passando por várias aventuras em sua nave super estilosa, a Primate Avenger, sempre buscando pelas tão elusivas bananas, o grupo acaba cruzando também com o capanga mais casca-grossa de Nebulosa, o macaco ciborgue Rhesus 2. 

Um dos primeiros experimentos de viagem ao espaço, Rhesus acaba sendo capturado pelo vilão durante sua missão e, além de se tornar super inteligente, também é transformado contra a sua vontade em um ciborgue. Entre suas principais características, o símio apresenta um cérebro destacável sendo frequentemente mudado para obter diferentes planos contra a tripulação de heróis.

Brincando com a ideia da corrida espacial durante a década de 1960, a premissa da animação também faz diversas citações sobre o período ao longo de sua trama. Além da clara referência de uso de animais enviados ao espaço, a série também apresenta uma ideia bastante forte da exploração do desconhecido com inspiração principalmente no espírito pioneiro da corrida espacial. 

Produtos licenciados

Ainda no ano de sua estreia, a Mattel lançou uma coleção de action figures baseada na animação. Projetada pela empresa britânica Bluebird Toys, a linha incluía nove figuras básicas dos personagens principais e quatro veículos grandes com seus devidos acessórios. As figuras também eram acompanhadas com diferentes acessórios e foram embaladas de forma incomum para parecer que cada uma delas pudesse girar dentro dos blisters como se estivessem flutuando. 



Uma curiosidade super legal da série, na versão original em inglês é possível escutar a voz do ator Malcolm McDowell como Rhesus 2 e James Avery (o eterno Tio Phil de "Um Maluco no Pedaço") como Gor-illa/Gor. Além deles, David Carradine também participa de um  episódio interpretando Mandrax, um ser de poderes infinitos capaz de flutuar no espaço e no ar, atravessar paredes, ser invulnerável a ataques e conectar-se com a mente dos outros e que se revela, posteriormente, ser o Capitão Simian do futuro.

Com personagens cativantes e bem desenvolvidos, além de bons roteiros e uma animação bastante competente, "Capitão Símio e os Macacos Espaciais" consegue entregar uma mistura muito boa de diferentes conceitos e gêneros, com uma ficção científica bastante inteligente, ação frenética e de qualidade e elementos de humor que agregam a trama.


Comentários

Postagens mais visitadas