Geezer Butler (GZR) - Discografia
Por Felipe Leonel
A banda também apresenta diversas influências em suas letras abordando temáticas de cunho social, científico e sci-fi. Entre as principais referências está a série de TV britânica Doctor Who, na música “Among the Cyberman”, que conta sobre a batalha final do personagem contra seus arqui-inimigos, os Cyberman. Já a faixa ‘Detetive 27’, indiretamente, faz referência ao personagem das histórias em quadrinhos da DC Comics, Batman, cuja primeira aparição ocorreu em 30 de março de 1939 na revista Detective Comics número 27.
O grupo chegou a ter quatro nomes comerciais diferentes. Ainda em 1995, com o lançamento de seu primeiro disco “Plastic Planet”, a banda recebeu o título de g//z/r (gee-zee-ar). Posteriormente, com o lançamento de “Black Science” (1997), segundo álbum da banda, recebeu o título de “geezer”. Em 2005, levou o nome de “GZR” estampado na capa de seu terceiro e último disco “Ohmwork”. Em 2021, a discografia do grupo ganhou mais dois integrantes, os álbuns “The Very Best Of” e “Manipulations of the Mind – The Complete Collection”, ambas compilações. Com elas, veio também um novo nome, dessa vez chamado de “geezer butler”.
Mesmo com a troca insistente de nome, a maioria dos fãs se refere a banda apenas como geezer, embora o próprio baixista a chame pelo nome criado originalmente para o primeiro disco, gee-zee-ar.
Além dos álbuns e compilações, a banda também chegou a lançar um EP em 1996, intitulado ‘Cycle of Sixty/X13” e o single “Beach Skeleton” em 1997. Já a faixa 'Outworld' (com o vocalista Mario Frasca do Anger on Anger) faz parte do disco “Mortal Kombat: More Kombat” (1996), um álbum de compilações com músicas exclusivas de várias bandas de Heavy Metal, Metal Industrial e música eletrônica inspiradas no primeiro filme de Mortal Kombat lançado no mesmo ano.
A banda também passou por algumas formações diferentes, tendo como integrantes fixos o próprio Geezer Butler no baixo e teclados e Pedro Howse nas guitarras, também sobrinho de Butler. As gravações do primeiro disco contaram com a presença de Deen Castronovo na bateria, baterista de uma centena de bandas, como Cacophony, Marty Friedman, Ozzy Osbourne e Journey, e Burton C. Bell, vocalista do Fear Factory.
Já o segundo álbum conta com uma única mudança, sai Burton e entra Clark Brown, originalmente vocalista da banda de metal/hardcore Symatic. Para o terceiro disco, uma nova troca, dessa vez de baterista. O álbum contou com a presença de Chad Smith, da banda de Thrash Metal/Metal Progressivo, Anacrusis (não confundir com Chad Smith do Red Hot Chili Peppers).
O grupo chegou a fazer uma série de apresentações de divulgação de seu segundo álbum ao longo de 1997, tocando principalmente na turnê mundial do festival Ozzfest daquele ano. A também banda abriu alguns shows para o, até então, ex-vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, que também estava em turnê de divulgação de seu mais recente álbum “Accident of Birth” (1997).
Apesar do nome, essa encarnação do grupo não tem nenhuma ligação com a tentativa anterior de Butler de formar uma nova banda e seguir carreira solo em 1985. Na época, o grupo chegou a ser conhecido como Geezer Butler Band da qual o Pedro Howse também fazia parte, mas não chegaram a gravar nenhum material de estúdio.
A banda Geezer Butler, g//z/r ou mesmo geezer, nunca se separou oficialmente permanecendo em hiato desde o lançamento de seu último trabalho de estúdio.
Discografia:
- Plastic Planet (Lançado em 26 de outubro de 1995)
- Cycle of Sixty/X13 (EP) (1996)
- Mortal Kombat: More Kombat (Compilação) - Faixa - 'Outworld' (1996)
- Black Science (Lançado em 1º de julho de 1997)
- Ohmwork (Lançado em 10 maio de 2005)
- The Very Best Of (2021)
- Manipulations of the Mind - The Complete Collection (2021)
Comentários
Postar um comentário