Blue Öyster Cult - Club Ninja (1985)


Texto por Felipe Leonel

“Club Ninja” é o décimo álbum de estúdio do grupo estadunidense de hard rock Blue Öyster Cult, lançado pelo selo Columbia Records em 10 de dezembro de 1985, há 36 anos.

Nos EUA, “Club Ninja” só chegou as prateleiras um mês depois de seu lançamento no Reino Unido, no dia 11 de fevereiro de 1986.

Após o sucesso de vendas e crítica de “Fire of Unknown Origin” (1981) e “Extraterrestrial Live” (1982), alcançando até mesmo disco de ouro, “Club Ninja” seria o grande retorno do BÖC, mas acabou tendo a mesma recepção fraca de seu predecessor “The Revölution by Night” (1983).

Duas canções foram lançadas como singles promocionais do álbum, ‘Dancin 'in the Ruins’, com sucesso relativo nas rádios e no canal musical MTV, e ‘When the War Comes’ que apresenta uma breve introdução feita pelo apresentador Howard Stern, cuja prima era casada com o guitarrista e vocalista do BÖC, Eric Bloom. A letra de ‘Spy in the House of the Night’ foi escrita pelo musico, crítico e escritor Richard Meltzer, baseada emum poema de própra autoria chamado "Out of Smokes" e publicado em seu livro “Holes”, lançado em 1999.

“Club Ninja” foi o primeiro álbum de estúdio do BÖC a não apresentar o tecladista Allen Lanier até seu retorno a banda no disco “The Symbol Remains” lançado em 2020. Lanier acabou substituído temporariamente por Tommy Zvoncheck, que havia trabalhado ao lado do multi-instrumentista canadense Aldo Nova e que também chegou a contribuir nas gravações iniciais de “Imaginos” (1988).
O álbum também traz o baterista Jimmy Wilcox, ex-integrante da banda Rick Derringer and Scandals, substituindo Rick Downey, permaneceu ao lado do grupo até 1987. “Club Ninja” foi o último álbum de estúdio a apresentar o baixista Joe Bouchard.

“Club Ninja” vendeu mais de 175 mil cópias, ficando muito abaixo das espectativas. Por causa de seu alto custo de produção, os executivos da Columbia Records consideraram o disco um fracasso comercial.

Em 10 de março de 2009, “Club Ninja” foi relançado em CD e digitalmente pelo selo Sony American Beat Records, que também já havia relançado o álbum “Imaginos”.

Comentários

Postagens mais visitadas