Baroness - Purple (2015)


Texto por Felipe Leonel

“Purple” é o quarto álbum de estúdio da banda de sludge metal Baroness, lançado pelo selo da banda Abraxan Hymns em 18 de dezembro de 2015, há 6 anos.

“Purple” é o primeiro álbum do grupo lançado após seu envolvimento em um acidente de ônibus em 2012 que deixou nove feridos. O álbum é também o primeiro a apresentar dois novos membros, Nick Jost no baixo e Sebastian Thomson no teclado e bateria, e o último com a participação do guitarrista Pete Adams antes de sua saída em 2017.

“Purple” foi recebido com aclamação da crítica e dos fãs. No site Metacritic, com base opinativa de 19 críticos, “Purple” recebeu pontuação de 85/100, indicando "aclamação universal", segundo as categorias do site.

Segundo o crítico Dom Lawson para o jornal The Guardian, o álbum é como "uma fera muito mais focada e ardente, tanto um retorno aos riffs tempestuosos e melodias distorcidas de antes e uma investida sutil, mas inconfundível, para a glória do mainstream. É um equilíbrio em que eles se saem brilhantemente".

Brandon Stosuy, do site Pitchfork, também elogiou o álbum, escrevendo que “Estas são algumas das maiores e mais fortes canções que Baroness escreveu, é música pesada que se dobra em suas inclinações mais metal, junto com algo mais delicado e simples. Os ganchos e melodias são os melhores ."

O primeiro single promocional, ‘Chlorine & Wine’, foi lançado em 28 de agosto. Já o segundo, ‘Shock Me’, foi lançado em 15 de novembro alcançando a 28ª posição na parada Mainstream Rock Tracks nos EUA.

Em 2015, “Purple” foi incluído na 23ª posição na lista dos “50 Releases of 2015” do site Rock Sound e na 7ª posição na lista dos “Melhores Álbuns de Metal de 2015” da revista Rolling Stone.

Comentários

Postagens mais visitadas