Yes - Fragile (1971)


Texto por Felipe Leonel

“Fragile” é o quarto álbum de estúdio da banda inglesa de rock progressivo Yes, lançado pelo selo Atlantic Records em 26 de novembro de 1971, há 50 anos. 

Os ensaios para a produção do novo álbum começaram ainda em 1971 e devido às restrições orçamentárias e a falta de tempo, quatro das nove faixas do álbum foram compostas em grupo, as outras cinco restantes foram escritas individualmente por cada membro. 

As gravações ocorreram no Advision Studios com Eddy Offord, que havia atuado como engenheiro de som em “Time and a Word” (1970), que aqui assumiu as tarefas também de produtor ao lado da banda. Segundo a revista Rolling Stone, o álbum custou cerca de 30 mil dolares apenas. 

“Fragile” foi o primeiro álbum da banda com a participação do tecladista Rick Wakeman, que substituiu o membro fundador Tony Kaye logo após o fim da turnê de “The Yes Album”, lançado meses antes também em 1971.

A arte da capa foi a primeira da banda ilustrada por Roger Dean, que continuaria a trabalhar com o grupo e muitas de suas futuras capas e cenários dos shows.

“Fragile” foi bem recebido pela crítica em seu lançamento. Segundo a revista Billboard, o álbum é "vibrante, calmante, tumultuoso, plácido e instrumentalmente brilhante" e os vocais de Jon Anderson "deliciosamente insinuantes". Já o crítico Richard Cromelin, da revista Rolling Stone, destacou as "melodias lindas, arranjos inteligentes, cuidadosamente elaborados, constantemente surpreendentes, performances concisas e enérgicas" e "letras enigmáticas, mas evocativas". 

O reporter Kurt White, do jornal The Daily Reporter, chamou Wakeman de um "organista muito talentoso" e considerou ‘Roundabout’ a melhor canção do álbum, "uma obra-prima de oito minutos que incorpora ritmo e música incomuns". 

A canção ‘Roundabout’, lançada como single nos EUA junto a ‘Long Distance Runaround’ como lado B, alcançou a 13ª posição na parada de singles da Billboard, já o álbum foi um sucesso comercial, alcançando a 3ª posição na Billboard 200 dos EUA, a 4ª posição na parada de LPs da Billboard dos EUA e o 7º lugar na UK Albums Chart a 7ª posição. 

Em abril de 1972, “Fragile” foi certificado com disco de ouro pela RIAA e disco duplo de platina pelas mais de 2 milhões de cópias vendidas. No mesmo período, o álbum também foi certificado com disco de prata pela British Phonographic Industry.

“Fragile” foi remasterizado e lançado várias vezes ao longo dos anos, ganhando edições remixadas e algumas contendo faixas inéditas. Entre 1990 e 2015, versões em CD, DVD e Vinil LP chegaram as lojas pelos selos Rhino e Elektra Records, Fidelity Sound Lab, Analogue Productions e Warner Japan.

Comentários

Postagens mais visitadas