Whitesnake - Slip of the Tongue (1989)
“Slip of the Tongue” é o oitavo álbum de estúdio da banda britânica de hard rock Whitesnake, lançado pelo selo EMI em 18 de novembro de 1989, há 32 anos.
Após a turnê promocional do álbum “Whitesnake” (1987), o guitarrista Vivian Campbell deixou o grupo devido a diferenças criativas. Ainda sim, o processo de composição de um novo álbum começou em Lake Tahoe com o vocalista David Coverdale e o guitarrista Adrian Vandenberg. Parte do material, incluindo a faixa-título, já havia sido escrito durante a turnê e algumas letras foram finalizadas por Coverdale posteriormente.
Por causa do agravamento de uma lesão, Vandenberg acabou se afastando das gravações do álbum, sendo substituído pelo guitarrista Steve Vai, ex-Frank Zappa e David Lee Roth. Coverdale não conhecia o trabalho musical de Vai em suas bandas anteriores, mas o tinha visto no filme “Crossroads” (1986), no qual o impressionou muito. Vandenberg é creditado como um dos principais compositores, enquanto Vai foi creditado por "cumprir todas as responsabilidades da guitarra" aparecendo também em todos os videoclipes.
A maioria dos backing vocals foram feitos pelo baterista Tommy Funderburk e e pelo vocalista Richard Page, da banda Mr. Mister. Glenn Hughes, baixista, vocalista, amigo e ex companheiro de banda de Coverdale no Deep Purple, também contribuiu com os vocais de apoio para três canções.
“Slip of the Tongue” alcançou a 10ª posição tanto na UK Album Chart quanto na US Billboard 200 e bateu a marca de mais de 1 milhão de cópias vendidas somente nos EUA, arrecadando disco de platina.
Quatro singles foram lançados ‘Fool for Your Loving’, ‘The Deeper the Love’, ‘Now You're Gone’ e ‘Judgment Day’ e todos alcançaram o Top 40 das faixas de rock mainstream dos EUA, duas das quais, ‘The Deeper the Love’ e ‘Fool for Your Loving’, chegaram ao Top 5. ‘Fool for Your Loving’ apareceu originalmente no álbum “Ready an' Willing” (1980), mas foi regravada para “Slip of the Tongue”.
Como parte promocional do álbum, “Slip of the Tongue” ganhou uma turnê mundial, a maior que a banda já havia feito até então, o que lhes rendeu sua terceira aparição como segunda atração principal no Festival “Monsters of Rock”. Após a turnê, Coverdale encerrou o Whistesnake e deu uma pausa da música até o final de 1991, quando começou a trabalhar com Jimmy Page no álbum “Coverdale • Page”, de 1993.
Comentários
Postar um comentário