Whitesnake - Saints & Sinners (1982)


Texto por Felipe Leonel

“Saints & Sinners” é o quinto álbum de estúdio da banda inglesa de hard rock Whitesnake, lançado pelo selo Geffen/Warner Bros. em 25 de novembro 1982, há 39 anos.

 O processo de gravação começou ainda em 1981, logo após o término da turnê de “Come an 'Get It” (1981). No entanto, a tensão dentro da banda estava começando a aparecer. Segundo o guitarrista Micky Moody, a quantidade de apresentações, o cansaço e a falta de pagamento da gravadora pelo trabalho da banda, iniciou um período de brigas e descontentamento entre os membros.

Moody saiu da banda ainda em dezembro do mesmo ano e logo depois o vocalista David Coverdale convocou uma reunião com todos os membros restantes e colocou a banda em espera para dissociar o Whitesnake de seu empresário John Coletta na tentativa de encerrar seu contrato com Coletta. Após a separação, Coverdale assumiu temporariamente o lado comercial da banda reestabelecendo posteriormente o grupo em uma nova formação. 

Ao longo de 1982, as notícias de que o guitarrista Bernie Marsden, o baixista Neil Murray e o baterista Ian Paice, haviam saído da banda começaram a pipocar entre as revistas especializadas, apenas o tecladista, e ex-companheiro de Deep Purple, Jon Lord permanece ao lado de Coverdale. 

Ainda em agosto do mesmo ano, Coverdale conseguiu que Moddy retornasse a banda para a produção de um novo álbum ao lado e novos membros, o guitarrista Mel Galley (Trapeze), o baterista Cozy Powell (Rainbow) e o baixista Colin Hodgkinson.

Como o álbum estava quase terminado, a única contribuição em estúdio feita pela nova formação foram os backing vocals gravados por Galley e Moody, as partes de bateria de Ian Paice e as faixas de baixo de Neil Murray foram mantidas. “Saints & Sinners” foi gravado no Battery Studios em Londres ao lado do celebrado produtor Martin Birch. 

Mesmo com todos os problemas durante o processo de gravação, “Saints & Sinners” foi bem recebido pela crítica e pelo publico alcançando a 9ª posição na UK Albums Chart. Duas das faixas, ‘Crying in the Rain’ e ‘Here I Go Again’, foram posteriormente regravadas para seu álbum “Whitesnake”, de 1987.

Comentários

Postagens mais visitadas