Rage Against the Machine (1992)


Texto por Felipe Leonel

“Rage Against the Machine” é o álbum homônimo de estreia da banda de rock estadunidense Rage Against the Machine, lançado pelo selo Epic Records em 3 de novembro de 1992, há 29 anos. 

Onze meses antes do lançamento do disco, a banda lançou sua primeira demo, também chamada “Rage Against the Machine”, que continha sete das dose faixas da versão final do álbum. 

“Rage Against the Machine” apresenta temáticas políticas pesadas em suas letras e uma capa que se destacou por apresentar uma fotografia de Thích Quảng Đức (Lâm Văn Tức), monge Mahayana, que durante uma manifestação na cidade de Saigon, Vietnã do Sul, contra a política religiosa do governo de Ngo Dinh Diem, ateou fogo em seu próprio corpo em um processo de autoimolação. 

“Rage Against the Machine” foi um sucesso de crítica e público em seu lançamento. Vários dos críticos destacaram abertamente a motivação política do álbum, bem como o trabalho vocal e de composição lírica do Zack de la Rocha. 

Segundo uma crítica do site NME, o álbum é "um recorde de atitude e energia reais". Para o crítico Robert Hilburn, do Los Angeles Times, o disco é "uma estreia notável e politicamente consciente" e de la Rocha "uma estrela que combina no palco um carisma ao estilo de Bob Marley e um comando de rap no estilo Chuck D". O crítico Eduardo Rivadavia, da AllMusic, escreveu em uma revisão retrospectiva que "foi o primeiro álbum a mesclar com sucesso os sons aparentemente díspares do rap e do heavy metal", ele também elogiou as "rimas significativas e convicção emocionalmente carregada" do álbum, chamando-o de "essencial". 

“Rage Against the Machine” alcançou a 1ª posição na parada da Billboard Heatseekers, o 45ª lugar na parada da Billboard 200 e arrecadou disco triplo de platina pela RIAA. Em 31 de dezembro de 1993, deu início a turnê promocional do disco ao redor dos EUA. 

Em 2001, a revista Q nomeou o álbum um dos “50 Álbuns Mais Pesados de Todos os Tempos” e o incluiu no livro “1001 Álbuns Que Você Deve Ouvir Antes de Morrer”. Em 2012, o álbum foi classificado na 365ª posição na lista da dos “500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos” e em 24º lugar na lista dos "100 Melhores Álbuns de Metal de Todos os Tempos", ambas da revista Rolling Stone. 

Em 2012, foi anunciada em sua página no Facebook um box especial de 2º Aniversário do álbum. O box contém apresentações ao vivo inéditas, incluindo o show dem Finsbury Park, de 2010, e filmagens do início de sua carreira, bem como uma versão remasterizada digitalmente do álbum, b-sides e a fita demo original. 

Comentários

Postagens mais visitadas