Queen - A Night at the Opera (1975)


Texto por Felipe Leonel

“A Night at the Opera” é o quarto álbum de estúdio da banda britânica de rock Queen, lançado pelo selo EMI Records em 21 de novembro de 1975, há 46 anos. 

Produzido por Roy Thomas Baker e pela própria banda, “A Night at the Opera” foi declaradamente o álbum mais caro já gravado na época, com o custo estimado em £40 mil, equivalente a £338 mil em 2020. Baker voltaria a trabalhar com o grupo apenas no álbum “Jazz”, de 1978. 

“A Night at the Opera” foi gravado em sete estúdios diferentes, Lansdowne, Sarm East Studios, Roundhouse, Scorpio Sound, Olympic Sound, Herefordshire e Rockfield Studios, durante um período de quatro meses, de agosto à novembro de 1975.

A produção de “A Night at the Opera” acabou sendo muito mais complexa que seus discos anteriores, utilizando extensivamente gravações multitrack e incorporando uma ampla gama de estilos, como baladas, music hall, dixieland, hard rock e rock progressivo. E além do equipamento usual, o grupo utilizou uma grande variedade de instrumentos como piano de cauda para a maioria das canções, tímpano e gongo nas percussões e ukulele.

Após o lançamento, “A Night at the Opera” liderou a parada UK Albums por quatro semanas não consecutivas e alcançou a 4ª posição na Billboard 200 se tornando o primeiro álbum da banda a arrecadar disco de platina nos EUA. As vendas mundiais do disco ultrapassam as 6 milhões de cópias. 

‘Bohemian Rhapsody’, junto a canção ‘I'm in Love with My Car’ como seu lado B, lançado em 31 de outubro, se tornou o single de maior sucesso da banda arrecando a 1ª posição no Reino Unido pela primeira vez e, apesar de ter o dobro da duração média de singles durante os anos 1970, a canção se tornou imensamente popular em todo o mundo.

Um segundo single, ‘You're My Best Friend’, lançado em 18 de maio de 1976, junto a canção ‘39’ como seu lado B, alcançou a 7ª e 16º posições nas paradas britânica e estadunidense, respectivamente.

O título do álbum foi retirado do filme “A Night at the Opera” de 1935, estrelado pelos irmãos Groucho, Chico e Harpo Marx e dirigido por Sam Wood e Edmund Goulding. 

Em 2003, a revista Rolling Stone classificou o álbum na 230ª posição em sua lista dos “500 Best Albums of All Time”. Em 2012, em uma revisão da mesma lista, caiu para a 231ª posição subindo para a 128ª em mais uma atualização feita em 2020. De acordo com o site Acclaimed Music, o disco é o 134º álbum mais celebrado da história da música popular. Em 2018, “A Night at the Opera” foi introduzido no Grammy Hall of Fame.



Comentários

Postagens mais visitadas