Ozzy Osbourne - Speak of the Devil (1982)


Texto por Felipe Leonel

“Speak of the Devil” é o primeiro álbum ao vivo do vocalista inglês de heavy metal Ozzy Osbourne, lançado pelos selos Jet/Epic Records em 27 de novembro de 1982, há 39 anos. 

“Speak of the Devil” é um álbum duplo que consiste inteiramente em interpretações ao vivo de canções originalmente gravadas pela banda anterior de Ozzy, o Black Sabbath e representou o cumprimento de uma obrigação contratual, já que Ozzy devia ao selo Jet Records mais dois discos. O álbum foi intitulado “Talk of the Devil” no Reino Unido, já que essa é a forma como a expressão (“Falando no Diabo”) é dita por lá.

A ideia de gravar um álbum apenas de covers do Black Sabbath não foi recebida com entusiasmo pela banda. O guitarrista Randy Rhoads, o baterista Tommy Aldridge e o baixista Rudy Sarzo inicialmente se recusaram a participar, sentindo que haviam se estabelecido como artistas e tal álbum seria um retrocesso profissionalmente. Embora a empresária da banda, Sharon Arden, tenha recebido a notícia razoavelmente bem, Ozzy não gostou da decisão entrando em conflito com os músicos. 

O plano original era gravar a apresentação no Maple Leaf Gardens, em Toronto, Canadá. O show, segundo Sharon, seria "o maior espetáculo de rock de todos os tempos". Todos esses planos desmoronaram após a morte de Rhoads semanas depois, em um acidente de avião. A banda continuou a excursionar, por um curto período, com o guitarrista Bernie Tormé, sendo substituído pouco depois por Brad Gillis. 

Embora tenham sido membros em tempo integral de Ozzy por algum tempo, este é o primeiro álbum do vocalista com a participação efetiva de Sarzo e Aldridge. A dupla já havia sido creditada no álbum “Diary of a Madman” de 1981, mesmo não tendo gravado o disco. 

“Speak of the Devil” foi lançado um mês antes de outro disco ao vivo, o “Live Evil”, do Black Sabbath, uma situação que contribuiu para uma rivalidade crescente entre os dois lados. Para piorar, nos EUA as vendas de “Speak of the Devil” foram muito superiores as de “Live Evil”, enquanto no RU, “Live Evil” atingiu o 1º lugar nas paradas.

Em janeiro de 1983, “Speak of the Devil” bateu a marca de 60 mil cópias vendidas no RU e foi o segundo, de quatro álbuns de Ozzy, a obter disco de prata pela British Phonographic Industry.

Em 1985, o lançamento do CD original de “Speak of the Devil” omitiu a música ‘Sweet Leaf’ devido a limitações da mídia, no entanto, a canção foi reintroduzida na reedição de 1995 do álbum.  

Comentários

Postagens mais visitadas