Ozzy Osbourne - Bark at the Moon (1983)


Texto por Felipe Leonel

“Bark at the Moon” é o terceiro álbum de estúdio do vocalista britânico de heavy metal Ozzy Osbourne, lançado pelos selos Epic e CBS Associated em 15 de novembro de 1983, há 38 anos. 

“Bark at the Moon” é o único álbum de Ozzy em que as composições são inteiramente creditadas ao vocalista. É também o primeiro álbum com a participação do guitarrista Jake E. Lee e o único com o baterista Tommy Aldridge.

A faixa-título foi lançada como primeiro single e também ganhou um videoclipe, o primeiro feito por Ozzy em sua carreira solo. O clipe foi um sucesso entre o público e altamente esperado em suas transmissões pela MTV principalmente pelas imagens consideradas “ultrajantes” para a época. Já a canção ‘So Tired’, lançada single como o segundo, não teve grande exito entre os fãs de longa data por ser uma balada. 

A faixa ‘Spiders in the Night’ foi originalmente incluída apenas nas edições da Europa, Austrália, Nova Zelândia e Grécia, mas foi incluída na reedição do CD de 1995 e na reedição de 2002, listada simplesmente como ‘Spiders’ junto a canção One Up the 'B' Side’, originalmente lançada como lado B do single de ‘Bark at the Moon’.

A letra de ‘Now You See It (Now You Don't)’, composta pelo baixista Bob Daisley, era uma repreensão direta dirigida a esposa e empresária de Ozzy, Sharon Osbourne, que o havia despedido Daisley da banda em 1981. 

Alguns selos europeus renomearam a faixa ‘Centre of Eternity’ como ‘Forever’, por causa disso, durante a turnê europeia, Ozzy se referia a canção apenas como ‘Forever’. 

“Bark at the Moon” foi sucesso comercial em seu lançamento e alcançou a 19ª posição nas paradas da Billboard e poucas semanas após o lançamento foi certificado com disco de ouro por mais de 500 mil cópias vendidas somente nos Estados Unidos. No Reino Unido, foi o terceiro de quatro álbuns de Ozzy a obter disco de prata, 60 mil unidades vendidas, pela British Phonographic Industry. Até o momento, o álbum já vendeu mais de 3 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. 

Em 2002, “Bark at the Moon” ganhou uma versão remasterizada em CD. A versão de 2002 teve uma reação mista dos fãs, muitos elementos encontrados na mixagem original não estão presentes no CD, principalmente diversas partes dos solos guitarra. Além disso, a música ‘You're No Different’ tem um final alternativo, com seu fade-out removido, e ‘Center of Eternity’ tem um segmento de introdução alterado.

Comentários

Postagens mais visitadas