Metallica - S&M (1999)


Texto por Felipe Leonel

“S&M” é o segundo álbum ao vivo da banda estadunidense de heavy metal Metallica, lançado pelos selos Elektra/Vertigo em 23 de novembro de 1999, há 22 anos.

Ainda que a ideia de combinar diferentes estilos musicais em uma abordagem épica clássica, realizada anos antes pela banda de hard rock Deep Purple em seu “in Concerto for Group and Orchestra” (1969), tenha vindo ainda nos anos 1980 do antigo baixista da banda Cliff Burton, falecido em 1986, um amante da música clássica, em especial o compositor Johann Sebastian Bach, o convite para a realização do álbum, feito pelo maestro Michael Kamen, só apareceu em 1992 durante o Grammy Awards daquele ano, sugerindo que a banda tocasse com uma orquestra inteira. A banda, no entanto, não aceitou a oferta até sete anos depois.

“S&M” foi gravado nos dias 21 e 22 de abril de 1999 no The Berkeley Community Theatre com acompanhamento da San Francisco Symphony e conduzida pelo próprio Michael Kamen. “S&M” é o último trabalho do baixista Jason Newsted como membro efetivo do Metallica.

Além das canções dos álbuns anteriores, de “Ride the Lightning” (1984) até “Reload” (1996), duas novas músicas, ‘No Leaf Clover’ e ‘−Human’, foram feitas especialmente para o ao vivo. A canção ‘The Ecstasy of Gold’, do compositor Ennio Morricone, usada como introdução em todos os shows do grupo, é tocada ao vivo pela orquestra. 

Mudanças foram feitas nas letras de algumas músicas, principalmente a remoção do segundo verso e refrão de ‘The Thing That should Not Be’. A letra ‘S’ no título da capa é uma clave de sol ao contrário, enquanto a letra ‘M’ é retirada do logotipo da própria banda. A bateria usada por Lars Ulrich no show atualmente reside na loja de instrumentos musicas Guitar Center, em San Francisco.

“S&M” bateu a marca de 300 mil cópias vendidas em sua primeira semana de lançamento chegando a 2,5 milhões de cópias ainda no mesmo ano. Em 2003, o álbum foi certificado cinco vezes com disco de platina e em 2013, já havia batido a marca de 8 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Após a morte de Kamen em 2003, o Metallica decidiu não revisitar o conceito “S&M” em nenhuma outra performance ou trabalho de estúdio. Ainda sim, em 2019 anunciou que faria novamente um show ao lado da San Francisco Symphony no Chase Center com um concerto de uma única noite para comemorar o 20º aniversário do disco, liderado dessa vez pelo maestro Michael Tilson Thomas. A apresentação foi realizada no dia 6 de setembro de 2019, posteriormente, a banda adicionou uma segunda data no dia 8 de setembro.

As duas apresentações incluíram muitas das canções originais utilizadas em “S&M”, bem como interpretações de canções dos álbuns de estúdio lançados depois. Em agosto de 2020, a banda lançou as duas apresentações comemorativas como um álbum duplo, vídeo e box set intitulado “S&M2”.

Comentários

Postagens mais visitadas