Accept - Balls to the Wall (1983)
Texto por Felipe Leonel
“Balls to the Wall” é o quinto álbum de estúdio da banda alemã de heavy metal Accept, lançado pelo selo Lark Records em 5 de dezembro de 1983, há 38 anos.
“Balls to the Wall” chegou aos EUA apenas um mês depois de seu lançamento na Europa, em janeiro de 1984, para não competir com o então atual álbum da banda, “Restless and Wild” (1982), que havia chegado ao país no início de 1983.
Mesmo tendo recebido crédito no álbum “Restless and Wild” como musico de estúdio, “Balls to the Wall” é o único álbum com a participação do guitarrista Herman Frank durante a fase dos anos 80. O musico voltaria à banda apenas em 2010, no álbum “Blood of the Nations”.
O álbum acabou criando certa polêmica após seu lançamento nos EUA atribuído à publicidade gerada pela controversa da capa "gay metal", pelo título do álbum e pelas músicas ‘London Leatherboys’ e ‘Love Child’. Segundo o guitarrista do grupo Wolf Hoffmann, os “americanos, são muito tensos com isso” e que a polêmica gerada ajudou na divulgação massiva do disco. Para o baterista Stefan Kaufmann, muitos dos temas do álbum “eram sobre minorias oprimidas” já que ‘London Leatherboys’ fala basicamente sobre motociclistas e 'Love Child' sobre gays, mas basicamente sobre “pessoas que são reprimidas”.
“Balls to the Wall” recebeu críticas positivas em seu lançamento. O crítico canadense Martin Popoff, gostou da complexidade das letras combinadas com os riffs limpos e contidos, que dão ao álbum "sofisticação sutil" e um "propósito singular" e colocou “Balls to the Wall” em 1º lugar em sua lista dos “100 Best Heavy Metal Albums of the 80’s”.
Eduardo Rivadavia, da revista AllMusic, se referiu como um "álbum de heavy metal essencial", apenas "um pouco mais melódico" e "menos corajoso" do que “Restless and Wild” e considerando a faixa-título "uma obra-prima irresistível e bombástica (...)". Já Eduard Pickman Derby, colaborador da revista Sputnikmusic, apreciou a versatilidade dos vocais de Udo, segundo ele um "frontman explosivo", bem como os riffs "simples, pesados e empolgantes" de Hoffmann e Frank, que fazem de “Balls to the Wall” "um excelente disco de metal".
“Balls to the Wall” foi o primeiro álbum do Accept a entrar na parada da Billboard 200 EUA, alcançando o 74º lugar, a posição mais alta da banda nas paradas no país até o lançamento de “Blind Rage” em 2014. Foi também o primeiro álbum do grupo a chegar na parada alemã, onde alcançou a 59ª posição. O álbum é o único registro do Accept a consegui disco de ouro nos EUA. Já a faixa-título se tornou a marca do grupo e um hino do heavy metal.
As bandas Fozzy (do vocalista e lutador de WWE, Chris Jericho) e Amon Amarth, regravaram suas próprias versões da canção ‘Balls to the Wall’ para seus álbuns “Happenstance” (2002) e “Surtur Rising” (2011), respectivamente. A banda sueca de power metal HammerFall regravou, ao lado do ex vocalista do Accept, Udo Dirkschneider, a canção ‘Head Over Heels’, lançada no álbum “Masterpieces”, de 2008.
Comentários
Postar um comentário