Sex Pistols - Never Mind the Bollocks, Here the Sex Pistols (1977)


Texto por Felipe Leonel

“Never Mind the Bollocks, Here the Sex Pistols” é o primeiro e único álbum de estúdio da banda inglesa de punk rock Sex Pistols, lançado pelo selo Virgin Records em 28 de outubro de 1977, há 44 anos. 

“Never Mind the Bollocks“ foi um dos álbuns punk que mais influenciou bandas, músicos e a indústria musical como um todo. A energia bruta, o sarcasmo do vocalista Johnny Rotten nas letras e sua voz estridente, são frequentemente mencionados como um divisor de águas no rock britânico e no desenvolvimento do gênero. 

Na época de seu lançamento, os membros do Sex Pistols se mostraram cada vez mais controversos quando tiveram de prestar juramento ao vivo na TV, quando foram demitidos de duas gravadoras e quando foram proibidos de tocar em diversas casas de show da Grã-Bretanha. 

“Never Mind the Bollocks“ só aumentou a polêmica, diversas pessoas acharam excessivo o uso da palavra "bollocks”, algo como ‘besteira’, muito ofensiva. Muitas das lojas de discos se recusaram a vender o álbum e algumas das paradas de discos se recusaram a listar o disco, mostrando apenas um espaço em branco onde o álbum deveria estar posicionado.

Devido a sua notoriedade, e apesar de muitas proibições de vendas em grandes varejistas, “Never Mind the Bollocks“ estreou em 1º lugar na parada de álbuns do Reino Unido e alcançou pedidos antecipados de 125 mil cópias. Em 17 de novembro, poucas semanas após o lançamento, o álbum arrecadou disco de ouro e permaneceu como o disco mais vendido no RU por mais de um ano, passando sessenta semanas no Top 25 de álbuns mais vendidos. 

Em 1987, a revista Rolling Stone elegeu “Never Mind the Bollocks“ como o 2º melhor álbuns dos últimos 20 anos, atrás apenas de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. (1967), dos Beatles, e em 2003, o 41º lugar em sua lista dos “500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos”, mantendo a mesma posição quando foi atualizada em 2012. Em 2006, foi escolhido pela revista Time como um dos “100 Melhores Álbuns de Todos os Tempos”.

Em 1996, o selo Virgin Records relançou “Never Mind the Bollocks” em CD duplo incluindo o bootleg 'Spunk' original sob o título de “Spunk/This Is Crap”. Em 2007, também pelo selo Virgin, uma edição especial de 30º aniversário foi lançada em LP de 180 gramas. O conjunto em vinil de 7 polegadas incluía a música ‘Submission’ e um pôster. Também foram relançandos os quatro singles originais, ‘Anarchy in the UK’, ‘God Save the Queen’, ‘Pretty Vacant’ e ‘Holidays in the Sun’, também em vinil de 7 polegadas, como parte promocional do lançamento da reedição do disco.

Comentários

Postagens mais visitadas