Ozzy Osbourne - Ozzmosis (1995)


Texto por Felipe Leonel

“Ozzmosis” é o sétimo álbum de estúdio do vocalista inglês de heavy metal Ozzy Osbourne, lançado pelo selo Epic Records em 23 de outubro de 1995, há 26 anos.

Após o lançamento de “No More Tears”, em 1991, Ozzy anunciou sua aposentadoria dos palcos, o que acabou não se concretizando, mas garantiu um novo disco em 1995, justamente “Ozzmosis”. O álbum apresentava o guitarrista de longa data Zakk Wylde, bem como o ex-baixista do Black Sabbath Geezer Butler, o baterista Deen Castronovo e o tecladista Rick Wakeman. “Ozzmosis” foi o primeiro e único álbum de Ozzy com a participação de Butler. 

“Ozzmosis” foi gravado em diversos estúdios em Paris e Nova York e produzido por Michael Beinhorn. Além de Ozzy, Wylde e Butler, diversos outros músicos são creditados como compositores como John Purdell, Jim Vallance, Mark Hudson, Steve Dudas, Lemmy Kilmister, Duane Baron e Steve Vai.

Ainda que tenha sido o guitarrista e principal compositor do disco, Wylde não foi a primeira escolha para preencher o cargo, originalmente Steve Vai havia sido escalado para gravar o disco após compor e escrever algumas músicas ao lado de Ozzy, das quais apenas ‘My Little Man’ permaneceu.

Os três singles, lançados como parte promocional de “Ozzmosis”, chegaram as lojas apenas depois do lançamento do álbum. ‘Perry Mason’ foi lançado em novembro de 1995, e alcançou a 23ª posição na UK Singles Chart e a 3ª posição na Billboard Mainstream Rock Songs chart. ‘See You on the Other Side’ alcançou o 5ª lugar nos EUA na Mainstream Rock e na Suécia chegou a 59ª posição e ‘I Just Want You’ alcançou a 43ª posição no Reino Unido e a 24ª posição na Mainstream Rock nos Estados Unidos, ambas as canções só fizeram sua estreia no inicio de1996. 

“Ozzmosis” alcançou a 22º posição no UK Albums Chart, cinco lugares abaixo de seu predecessor “No More Tears” e três abaixo de seu sucessor “Down to Earth” (2001). O álbum foi muito bem sucedido nos Estados Unidos, alcançando a 4ª posição na Billboard 200, a posição mais alta alcançada por Ozzy na parada da época. O álbum também alcançou o TOP 10 na Finlândia e Suécia, o TOP 30 na Alemanha, Nova Zelândia e Noruega, o TOP 40 na Suíça, e o TOP 50 na Austrália. 

Ainda em 1995, “Ozzmosis” foi certificado com disco platina pela RIAA (Recording Industry Association of America), pelas mais de 1 milhão de cópias vendidas somente nos Estados Unidos. Em abril de 1999, a RIAA certificou novamente “Ozzmosis”, dessa vez com disco duplo de platina. O álbum também foi certificado com disco de platina pela Music Canada pelas mais de 80 mil cópias vendidas no país. De acordo com a revista Billboard, “Ozzmosis” vendeu mais de 3 milhões de cópias no mundo todo. 

“Retirement Sucks!”, iniciada em Monterrey e na Cidade do México, foi a turnê de apoio a “Ozzmosis”, uma brincadeira em referência ao nome da turnê anterior de Ozzy, a “No More Tours”, originalmente programada para ser a última antes de sua aposentadoria.

Em 2002, “Ozzmosis” foi um dos muitos álbuns de Ozzy remasterizados e reeditados. A reedição incluiu as faixas bônus ‘Whole World Fallin 'Down’ e ‘Aimee’, originalmente lançadas como lados B dos singles de ‘Perry Mason’ e ‘See You on the Other Side’, respectivamente. O relançamento foi certificado com disco de platina dupla pela RIAA batendo a marca de 3 milhões de cópias vendidas.

Comentários

Postagens mais visitadas