Opeth - Still Life (1999)


Texto por Felipe Leonel

“Still Life” é o quarto álbum de estúdio da banda sueca de death metal progressivo Opeth, lançado pelo selo Peaceville Records em 18 de outubro de 1999, há 22 anos. 

O álbum foi produzido e projetado pela própria ao lado de Fredrik Nordström e é o único álbum do Opeth lançado pela Peaceville, após a saída do grupo do selo Candlelight e Century Black após o lançamento de “My Arms, Your Hearse” de 1998, primeiro álbum com o baixista Martin Mendez. “Still Life” foi o primeiro álbum do Opeth a não apresentar o título do disco e logotipo da banda na capa.

Como seu antecessor, “Still Life” é um álbum conceitual e retrata a história de um homem expulso de sua cidade natal por não ter a mesma fé cristã que o resto dos habitantes de lá. Após seu retorno ao local desejando rever sua amada, o homem se mantém escondido, mas acaba sendo descoberto, o que acarreta em uma tentativa dos habitantes de tentar convertê-lo, e sem conseguir, a sua iminente morte. 

Devido a limitações de tempo, a banda foi capaz de ensaiar apenas duas vezes antes de entrar no estúdio. Atrasos na arte do álbum atrasaram o lançamento em mais um mês. O álbum foi lançado na Europa sob o selo Peaceville/Snapper em 18 de outubro de 1999 e devido a problemas com a nova rede de distribuição da banda, o álbum não foi lançado nas lojas americanas até 27 de fevereiro de 2001.

“Still Life” foi bem recebido pela crítica especializada e pelos fãs em seu lançamento. Eduardo Rivadavia, do site Allmusic, chamou o álbum de "uma combinação formidável de riffs de guitarra frequentemente irregulares com melodias graciosas".

Em 2000, o álbum foi relançado pelo sleo Peaceville Records como uma versão slipcase e em 2003, novamente, como uma versão digipak. Em 31 de março de 2008, um terceiro relançamento chegou as lojas com a arte retrabalhada pelo artista original Travis Smith. 

Em 2014, o site TeamRock nomeou “Still Life” na 83ª posição em sua lista "Top 100 Greatest Prog Albums Of All Time” e em 54ª posição na lista "Top 90 Hard Rock e Heavy Metal dos anos 1990", do site Loudwire.

Comentários

Postagens mais visitadas