Lou Reed/Metallica - Lulu (2011)


Texto por Felipe Leonel

“Lulu” é o álbum de estúdio colaborativo entre o cantor e compositor de rock Lou Reed e a banda de heavy metal Metallica, lançado pelos selos Warner Bros. e Vertigo em 31 de outubro de 2011, há 10 anos.

“Lulu” é o último trabalho de estúdio em que Reed esteve envolvido antes de sua morte em outubro de 2013 e foi gravado em San Rafael, Califórnia, entre abril a junho de 2011. A colaboração entre o Metallica e Reed surgiu logo após uma apresentação do músico ao lado da banda no Rock and Roll Hall of Fame's 25th Anniversary Concert em 2009. Em 27 de setembro de 2011, o single ‘The View’ foi lançado para streaming em todo o mundo.

Conceitualmente, o álbum é baseado na peça teatral “Lulu", do dramaturgo alemão Frank Wedekind (1864–1918). A maior parte do álbum é centrada na palavra falada feita na voz de Reed sobre os instrumentais do Metallica, com backing vocals ocasionais do vocalista/guitarrista James Hetfield. Reed escreveu a maioria das letras. 

Após seu lançamento, “Lulu” recebeu críticas mistas e uma resposta extremamente negativa de muitos fãs do Metallica e de vários críticos proeminentes. 

Segundo Stuart Berma, crítico do site Pitchfork, "apesar de toda a hilaridade que deveria acontecer aqui, ‘Lulu’ é um fracasso frustrante. Audacioso ao extremo, mas exaustivamente tedioso, como resultado, suas poucas ideias interessantes são estendidas além do ponto e martelado até a morte".

Para Chuck Klosterman, do site Grantland, "Se os Red Hot Chili Peppers fizessem covers acústicos das 12 piores músicas do Primus para a Starbucks, ainda seria (ligeiramente) melhor do que isso".

O revisor Julian Marszalek, do site The Quietus, resumiu sua crítica sugerindo que o tempo gasto ouvindo “Lulu” poderia ter sido melhor gasto assistindo grama crescer, "ou talvez masturbando em uma meia”. 

Em uma crítica do site Blabbermouth.net, "Lulu é um fracasso catastrófico em quase todos os níveis, um projeto que poderia, possivelmente, causar danos irreparáveis à carreira do Metallica". 

O site Telegraph deu a “Lulu” três de cinco estrelas em sua classificação, declarando que, embora fosse "cansativo, mesmo para os padrões mais recentes de Lou Reed", o senso de "loucura desenfreada" e pura falta de comercialismo fizeram o álbum parecer "importante".

“Lulu” estreou no Top 10 das paradas em oito países, a posição de maior sucesso de Reed desde “Sally Can't Dance” (1974), que chegou, na época, ao 10º lugar nas paradas. Nos Estados Unidos, o álbum alcançou a 36ª posição na Billboard 200 e vendeu cerca de 13 mil cópias em sua primeira semana de lançamento.

Comentários

Postagens mais visitadas