Led Zeppelin III (1970)


Texto por Felipe Leonel

“Led Zeppelin III” é o terceiro álbum de estúdio da banda de rock inglesa Led Zeppelin, lançado em 5 de outubro de 1970, há 41 anos. 

“Led Zeppelin III” mostrou uma evolução musical da banda, do rock sujo e direto para uma musicalidade mais experimental, trazendo elementos acústicos e do folk. Mesmo sem perder suas influências hard rock presentes em canções como em ‘Immigrant Song’, canções acústicas como ‘Gallows Pole’ e ‘That's the Way’ mostraram que o Led Zeppelin era capaz de tocar diferentes estilos e com sucesso. 

As músicas foram gravadas em três locais. Grande parte do trabalho foi realizado em Headley Grange, uma casa de campo, usando o Rolling Stones Mobile Studio. Sessões adicionais foram realizadas em estúdios de gravação mais tradicionais, como Island Studios e Olympic Studios em Londres. Como no álbum anterior, a banda evitou o uso de músicos convidados, com todas as músicas tocadas pelos membros da banda. 

A gama de instrumentos tocados pela banda foi bastante ampliada em “Led Zeppelin III”, com John Paul Jones especialmente emergindo como um multi-instrumentista talentoso tocando uma ampla gama de instrumentos de teclado e cordas incluindo vários sintetizadores, bandolim e contrabaixo, além de seu usual baixo elétrico. 

“Led Zeppelin III” foi um dos álbuns mais esperados de 1970 e os pedidos antecipados, apenas nos Estados Unidos, chegaram perto da marca de um milhão. Com o sucesso comercial imediato o álbum e liderou as paradas do Reino Unido e dos EUA. Embora críticos tenham ficado tipicamente confusos com a mudança no estilo musical e tenham dado ao álbum uma resposta mista, “Led Zeppelin III”, desde então, foi reconhecido como um marco importante na história da banda e um ponto de viragem em sua música.

No Reino Unido, alcançou o 1º lugar e permaneceu no gráfico por 40 semanas. Nos EUA, entrou na parada na 3ª posição já na primeira semana alcançando a 1ª colocação na semana seguinte, permanecendo na parada por 19 semanas sendo certificado com disco de Ouro no mesmo ano. Foi certificado 2 vezes com disco de platina em 1990 e 6 vezes platina em 1999 pela RIAA. 

A arte da capa de “Led Zeppelin III” ficou a cargo do artista multimídia Zacron, que Jimmy Page conheceu em 1963 enquanto Zacron era estudante na Kingston College of Art. Após formar-se, Zacron se tornou professor da Universidade de Leeds.

Comentários

Postagens mais visitadas