Judas Priest - Jugulator (1997)


Texto por Felipe Leonel

“Jugulator” é o décimo terceiro álbum de estúdio da banda britânica de heavy metal Judas Priest, lançado em 16 de outubro de 1997, há 23 anos. 

“Jugulator” é o primeiro álbum a apresentar o vocalista Tim "Ripper" Owens após a saída de Rob halford em 1991, logo após a turnê do álbum “Painkiller” (1990). O álbum é o primeiro disco de estúdio, de dois, gravado pelo vocalista ao lado do grupo.

A mudança de vocalista trouxe também uma alteração drástica nas letras das músicas, tratando de temas mais pesados como um demônio mecanizado, na canção ‘Jugulator’, que estripa suas presas antes de mata-las e a representação do fim do mundo na música ‘Cathedral Spires’. A canção ‘Brain Dead’ parte da perspectiva de um homem que, após uma tragédia, perdeu a capacidade de se mover e falar vivendo em um suporte de vida. 

O peso do álbum se destaca também pela mudança de afinação nas guitarras, aqui meio tom a baixo do que o tradicional, saindo do speed metal de antes, apresentado em “Painkiller”, para um som mais orientado ao thrash/groove metal, influenciado por bandas como Alice In Chains e Pantera.

“Jugulator” recebeu reações mistas dos fãs e da crítica especializada em seu lançamento. Parte do público ficou dividido entre aqueles que gostaram do álbum demonstrando apreciação e aqueles que definitivamente não aceitavam Owens na banda, boicotando ou demonstrando sua reprovação nos shows. 

Segundo o crítico Mike Delano, “Jugulator” é “Um dos álbuns mais esperados, mas frustrantemente ruins que eu poderia esperar”. Por outro lado, demonstrando sua apreciação, o site Metalreviews disse “Bem, eu digo a todos aqueles que jogaram este disco fora, RÁ, azar o seu, porque este álbum é foda”.

Um videoclipe da música ‘Burn in Hell’, foi lançado na MTV, embora tenha sido cortado quase dois de seus seis minutos de duração no vídeo final. As canções ‘Jugulator’ e ‘Blood Stained’ foram incluídas no box set “Metalogy”, de 2004. 

Em 2018, Tim "Ripper" Owens prometeu regravar “Jugulator” e “Demolition” (2001) por sentir que seu período no Judas Priest foi "apagado".

Comentários

Postagens mais visitadas