Exodus - Blood In, Blood Out (2014)


Texto por Felipe Leonel

“Blood In, Blood Out” é o décimo álbum de estúdio da banda americana de thrash metal Exodus, lançado pelo selo Nuclear Blast em 14 de outubro de 2014, há 7 anos. 

“Blood In, Blood Out” é o primeiro álbum da banda com o vocalista Steve "Zetro" Souza desde sua saída, devido a uma rixa com o guitarrista Gary Holt durante a turnê do disco “Tempo of the Damned”, em 2004 e a demissão repentina do vocalista RobDukes. 

Em março de 2014, o Exodus começou a gravar seu décimo álbum no Goats 'R Us Ranch & Studios em Bay Area, São Francisco, Califórnia, ainda com o Dukes nos vocais. Em junho de 2014, foi anunciado que Dukes havia sido demitido da banda e foi substituído por seu antecessor Steve "Zetro" Souza. No dia seguinte, Holt anunciou que Souza iria começar a gravar os vocais do novo álbum. Souza co-escreveu apenas uma música no álbum, ‘Body Harvest’, ao lado do baixista Jack Gibson e o guitarrista Lee Altus.

A faixa de abertura, ‘Black 13’, apresenta uma introdução com batidas eletrônicas e elementos de hip hop e foi produzida pelo produtor e DJ, Dan the Automator. “Blood In, Blood Out” também apresenta uma reunião de um antigo membro com o guitarrista original Kirk Hammett (Metallica) tocando o solo da canção ‘Salt the Wound’. 

Blood In, Blood Out recebeu críticas positivas durante seu lançamento. Segundo James Christopher Monger, do site AllMusic, a “banda e seu ex/atual/falecido vocalista adicionam musicalemente cada vez mais as 11 faixas do álbum oferecendo pulverizando o caos induzido pelo thrash e que consegue soar clássico e vital”. 

Para Ray Van Horn, Jr. Do site Blabbermouth, "como Souza apareceu pela última vez no álbum “Tempo of the Damned” de 2004, para a maioria dos fãs, “Blood In, Blood Out” vai soar verdadeiro, não importa o quão monstruosamente pesada a banda estava com Dukes no comando”. O jornalista Joe Reed, do site All About The Rock, classificou o álbum em 8 de 10 pontos pela média do site e disse "gravado na Bay Area, o som do álbum combina a atitude e a energia do passado da banda com seu crescimento e desenvolvimento musical ao longo dos anos. 

Além das críticas favoráveis, “Blood In, Blood Out” foi o primeiro álbum do Exodus desde “Impact Is Iminent” (1990) a entrar nas paradas da Billboard 200. O álbum alcançou a 38ª posição na parada tornando-se a posição mais alta do Exodus até hoje. Foi também o primeiro álbum em 25 anos a subir de posição no top 100 da Billboard desde “Fabulous Disaster” (1989), que alcançou a 82ª posição. O disco bateu a marca de mais de 8,8 mil cópias vendidas em sua primeira semana somente nos EUA.

“Blood In, Blood Out” ganhou uma extensa turnê de apoio pela América do Sul ainda em 2014 embarcando, entre novembro e dezembro, ao lado do Slayer e Suicidal Tendencies pelos EUA. Entre fevereiro e março de 2015, a banda se apresentou no Soundwave Festival, na Austrália, e então fez três shows no Japão. Entre abril e maio, junto ao Shattered Sun, o Exodus participou como banda de abertura para o Testament em sua turnê “Dark Roots of Thrash II”. De outubro a dezembro de 2015, fizeram novamente uma turnê pelos EUA, dessa vez, ao lado de King Diamond.

Comentários

Postagens mais visitadas