Death - Human (1991)


Texto por Felipe Leonel

“Human” é o quarto álbum de estúdio da banda americana de death metal Death, lançado pelo selo Relativity Records em 22 de outubro de 1991, há 30 anos. 

O álbum marcou o início de uma grande mudança estética na sonoridade do Death, sendo mais complexo tecnicamente e mais progressivo que seus álbuns anteriores. As letras apresentam temas mais introspectivos deixando de lado o gore de “Scream Bloody Gore” (1987) e “Leprosy” (1988) e as críticas sociais de “Spiritual Healing” (1990). O novo estilo continuaria a evoluir em todos os álbuns seguintes. 

“Human” é o único álbum a apresentar os membros Paul Masvidal na guitarra e Sean Reinert na bateria, ambos ex-integrantes da banda Cynic, os dois com apenas 20 anos na época, e o primeiro a apresentar o baixista Steve DiGiorgio, que deixou a banda logo após a gravação do disco e que retornaria ao grupo em 1993 no álbum “Individual Thought Patterns”. DiGiorgio foi substituído por Scott Carino, que participou da turnê de divulgação entre 1991 e 1992. 

“Human” foi aclamado pela crítica e pelos fãs em seu lançamento e é visto até hoje como um dos discos fundamental no desenvolvimento do subgênero técnico do death metal e no metal extremo em geral. De acordo com o crítico e editor Jeff Wagner, em seu livro “Mean Deviation”, de 2010, “Human” é o álbum de metal extremo mais altamente influente no gênero.

“Human” é o álbum mais vendido da carreira do Death, batendo, em 1995, a marca de 100 mil cópias vendidas apenas nos Estados Unidos sendo classificado na 82ª posição na lista dos “100 guitar albums of all time” da revista Guitar World. Um videoclipe da música ‘Lack of Comprehension’ foi lançado em 1991, sendo transmitido a exaustão pelo canal MTV.

Em 2008, “Human” bateu mais uma marca, a de mais de 600 mil cópias vendidas em todo o mundo. Em 2011, os selos Relapse Records e Perseverance Holdings Ltd. relançaram o disco em comemoração ao 20º do álbum. A edição foi remixada por Jim Morris do Morrisound Recording Studios e inclui faixas bônus. Em 2017, a revista Rolling Stone nomeou “Human” na 70º posição em sua lista dos “Maiores Álbuns de Metal de Todos os Tempos”.

Comentários

Postagens mais visitadas