Black Sabbath - Reunion (1998)

 


Texto por Felipe Leonel

“Reunion” é um álbum ao vivo da banda britânica de heavy metal Black Sabbath, lançado em 20 de outubro de 1998, há 23 anos. 

O álbum apresenta a reunião da formação original do Black Sabbath, Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward. “Reunion” é o primeiro material oficial lançado com essa formação desde “Never Say Die!” (1979). Em 2000, o Black Sabbath recebeu seu primeiro Grammy Award pela gravação ao vivo da canção ‘Iron Man’ tirada do DVD de “Reunion”.

Seis anos depois de Ozzy deixar o Black Sabbath em circunstâncias nada amigáveis, o vocalista se juntou a seus ex-companheiros para uma única apresentação no show beneficente “Live Aid” em 13 de julho de 1985, na Filadélfia, e novamente em 1992 para a sua “No More Tour”, turnê de despedida do músico que tinha como banda de abertura o Black Sabbath, na época com Rob Halford (Judas Priest) nos vocais substituindo de última hora, para apenas três apresentações, Ronnie James Dio após se recusar a dividir o mesmo palco com Ozzy. Para a tristeza dos fãs, nenhuma das breves reconciliações resultou em um novo álbum ou turnê. 

Em 1993, uma nova tentativa de reunião se mostrou infrutífera, já que a animosidade entre os membros havia ressurgido. Em 1997, enquanto Osbourne, Iommi e Butler se reuniram sob a alcunha do Black Sabbath para os shows do Ozzfest, Ward não estava envolvido, substituído por Mike Bordin, baterista do Faith No More. Em 1994, Ward fez um breve retorno a banda durante a curta turnê sul-americana, mas com Tony Martin nos vocais, situação que acabou elevando a expectativa dos fãs por uma reunião completa e talvez algum material inédito.

No final de 1997, todos os quatro membros originais deixaram de lado suas diferenças e dúvidas e dois shows foram agendados em sua cidade natal no Birmingham NEC Arena. Nos dias 4 e 5 de dezembro de 1997, os quatro membros originais do Black Sabbath se apresentaram novamente com os shows gravados para um futuro lançamento altamente antecipado.

Devido aos problemas cardíacos de Ward, e a preocupação com sua saúde e capacidade de se apresentar em alto nível, o ex-baterista durante a fase Dio, Vinny Appice, estava de prontidão para os dois shows de boas-vindas caso Ward não pudesse se apresentar. Ainda sim, durante um dos ensaios, Ward acabou se acidentando quando o gongo usado pelo baterista caiu sobre seu braço, causando uma pequena lesão no músico, o que não o impediu de tocar nos shows subsequentes. 

Junto com as versões ao vivo de clássicos como ‘Paranoid’, ‘N.I.B.’, ‘Black Sabbath’ e ‘Iron Man’, o álbum duplo também inclui duas faixas inéditas, ‘Selling My Soul’ e ‘Psycho Man’, gravadas apenas para o lançamento de “Reunion”. As faixas inéditas foram lançadas também como singles nos EUA. Curiosamente, Ward não gravou as partes de bateria da faixa ‘Selling My Soul’, sendo substituído por uma bateria eletrônica gerada por um programa. 

A decisão do grupo de incluir ao setlist dos shows duas canções que não eram tocadas ao vivo há muitos anos, ‘Spiral Architect’ e ‘Behind the Wall of Sleep’, gerou furor entre os críticos que aplaudiram a decisão de surpreender os fãs.

Comentários

Postagens mais visitadas