Anthrax - Stomp 442 (1995)


Texto por Felipe Leonel 

“Stomp 442” é o sétimo álbum de estúdio da banda nova yorquina de thrash metal Anthrax, lançado pelo selo Elektra Records em 24 de outubro 1995, há 26 anos. 

“Stomp 442” foi produzido pela própria banda e pelos Butcher Brothers, produtores da Filadélfia, e inclui os singles ‘Fueled’ e ‘Nothing’. O álbum estreou na 47ª posição nas paradas da Billboard 200. 

Na época, o Anthrax alegou que a gravadora, Elektra Records, não fez o suficiente para promover o disco. A banda se desligou do selo pouco tempo depois. “Stomp 442” é o único álbum do Anthrax a não apresentar a logotipo tradicional da banda em sua capa. É também o primeiro álbum sem Dan Spitz na guitarra. Embora não tenha sido creditado como membro, Paul Crook assumiu as funções de guitarra principal.

 “Stomp 442” recebeu críticas mistas em seu lançamento. Para a AllMusic, o disco “não agrada em nada” e foi considerado apenas "uma coleção genérica de músicas a lá speed metal". Já o crítico Jimmy Neeson tinha uma visão mais positiva, apontando, "um álbum selvagem do Anthrax e uma adição digna de qualquer coleção de metal”. “Stomp 442” chegou a ser bem recebido entre os fãs, mas sem muito auvoroso.  

A capa do álbum, que apresenta um homem nu de costas ao lado de uma bola imensa de lixo, gerou polêmica quando a Walmart se recusou a vender o disco em suas lojas. 

Em uma entrevista de 1996 para Tom Russell, da rádio Clyde 1, Bruce Dickinson revelou que o design original da arte da capa foi feito para seu álbum “Balls to Picasso” (1994) - originalmente intitulado “Laughing in the Hiding Bush” - mas o valor da arte era muito alto para o custo do disco.

Ainda que não tenha feito sucesso na época, "Stomp 442" apresenta momentos e ótimas músicas, sendo consistente com a proposta da banda em sua fase anos 90. 

Comentários

Postagens mais visitadas