Tool - Ænima (1996)


Texto por Felipe Leonel

“Ænima” é o segundo álbum de estúdio da banda americana de metal progressivo Tool, lançado pelo selo Zoo Entertainment em 17 de setembro de 1996, há 24 anos.

O álbum foi gravado e mixado nos estúdios Ocean Way, Hollywood, e The Hook, North Hollywood, e produzido por David Bottrill. “Ænima” é o primeiro álbum de estúdio da banda com Justin Chancellor, ex-baixista do Peach.

O título ‘Ænima’ é uma combinação das palavras 'anima' - latim para 'alma' - e 'enema', procedimento médico que envolve a injeção de fluidos no reto. Quatro singles e dois videoclipes foram lançados para promover o álbum. ‘Ænema’, ‘H.’ ganharam apenas versões em áudio, já ‘Stinkfist’ e ‘Forty-Six & 2’ ganharam também videoclipes. 

“Ænima” estreou em 2 º lugar na parada da Billboard 200 e bateu a marca de 148 mil cópias vendidas em sua primeira semana e pontuou em diversas listas de melhores álbuns de 1996, incluindo a Kerrang! e Terrorizer. 

“Ænima” foi recebido com críticas favoráveis pelas revistas especializadas Entertainment Weekly , USA Today,  Rolling Stone  e AllMusic, sendo muito citadas as inovações e ambições musicais aplicadas no disco e recebendo elogios como "um dos discos de metal alternativo mais estranhos e fortes de 1996", ou "Tool explora o território do rock progressivo anteriormente forjado por bandas como King Crimson” e “Tool é conceitualmente inovador com cada detalhe de sua arte, o que os define além da maioria das bandas".

Versões demo das canções ‘Stinkfist’, ‘Eulogy’, ‘Pushit’ e ‘Ænema’ gravadas com Paul D'Amour no baixo, antes de sua saída, podem ser encontradas pela internet desde 2007. D ' Amour também trabalhou na canção ‘H.’ e é creditado como co-compositor.

Em 1998, a faixa-título ganhou o Grammy de “Melhor Performance de Metal” e em 2003, o álbum foi classificado na 6º posição como o “Álbum Mais Influente de Todos os Tempos” pela Kerrang!. A revista Rolling Stone classificou o álbum em 18º lugar em sua lista dos “100 Melhores Álbuns de Metal de Todos os Tempos”. 

Em 2006, “Ænima” ficou em 14º lugar em uma votação feita entre leitores da revista Guitar World que tentava encontrar os “100 Melhores Álbuns de Guitarra”. Em 2014, o site Rhythm o classificou na 3º posição em sua lista “Melhor Álbum de Bateria da História do Rock Progressivo”.

Comentários

Postagens mais visitadas