Ozzy Osbourne - Blizzard of Ozz (1980)


Texto por Felipe Leonel

“Blizzard of Ozz” é o primeiro álbum de estúdio do vocalista britânico de heavy metal Ozzy Osbourne, lançado pelo selo Jet em 20 de setembro de 1980, há 41 anos.

O álbum foi lançado primeiro no Reino Unido e somente no ano seguinte, em 27 de março de 1981, nos Estados Unidos. O álbum foi o primeiro lançamento de Osbourne após sua saída do Black Sabbath em 1979. “Blizzard of Ozz” é o primeiro de dois álbuns de estúdio que Osbourne gravou ao lado de Randy Rhoads antes da morte do guitarrista em 1982.

Muito do álbum foi escrito pelo guitarrista Randy Rhoads, baixista Bob Daisley e Ozzy Osbourne em um estúdio de ensaio em Monmouth, País de Gales, com um amigo de Osbourne chamado Barry Screnage atuando como baterista. Screnage nunca foi considerado um candidato permanente ao cargo e acabou não se envolvendo no processo de composição.

A banda gravou demos das canções ‘I Don't Know’, ‘Crazy Train’, ‘Goodbye to Romance’ (primeira faixa escrita para o álbum) e ‘You Looking at Me Looking at You’ em Birmingham no início de 1980 com o ex-baterista do Lone Star Dixie Lee. O grupo esperava que Lee fosse um membro permanente, mas recusou a oferta.

Depois de fazer o teste com vários bateristas, o ex-membro do Uriah Heep Lee Kerslake foi contratado como baterista permanente. A formação completa retirou-se para Clearwell Castle em Gloucestershire por seis dias para ensaiar e dar a Kerslake a oportunidade de aprender as novas canções. Uma semana depois, viajaram para Ridge Farm Studio para começar a gravar.

Durante as gravações, a banda foi anunciada sob o título de "The Blizzard of Ozz", mas na verdade, eram constantemente chamados de "nova banda de Ozzy Osborne".

As faixas ‘Crazy Train’ e ‘Mr. Crowley’ ganharam seus respectivos singles em 1980. ‘Crazy Train’ atingiu a 9ª posição na parada da Billboard. Em janeiro de 2009ª canção alcançou duas vezes o status de disco Platina. Embora tenha recebido pouca atenção das rádios em seu lançamento inicial, se tornou uma das marcas de Osbourne e uma das faixas fixas em seu set de apresentações.

O álbum foi um sucesso comercial, sendo certificado quatro vezes com disco de Platinum nos EUA, um feito que Osbourne não alcançaria novamente até o lançamento de “No More Tears” em 1991.

A canção ‘Suicide Solution’ gerou grande polêmica devido ao suicídio do adolescente John McCollum em outubro de 1984, que deu um tiro na cabeça supostamente após ouvir a canção. Os pais do menino processaram Osbourne e a CBS Records por "encorajar o comportamento autodestrutivo" em pessoas jovens que eram "especialmente suscetíveis" a influências perigosas.

Em sua defesa, Osbourne afirmou no tribunal que quando a música estava sendo escrita, as palavras "Wine is fine but whisky's quicker" vieram a ele de repente e eram um reflexo não sobre os méritos do suicídio, mas sim sobre a morte do vocalista do AC/DC, Bon Scott, amigo pessoal do vocalista. Bob Daisley, que escreveu a letra da música, afirmou que ele mesmo tinha seus próprios problemas de abuso de substâncias quando ele compôs a canção.

Em 2002, o álbum foi relançado, remixado e remasterizado, com as faixas de baixo e bateria originais substituídas por partes recém-gravadas do baixista Robert Trujillo e do baterista Mike Bordin gerando polemica em torno da nova produção.

O lançamento do 30º aniversário de “Blizzard of Ozz” e “Diary of a Madman” de 2011 contém as gravações originais, não as reedições de 2002, devido as críticas feitas tanto pelos fãs quanto pela mídia especializada.

Em 2017, o disco foi classificado em 9º lugar na lista dos "100 Melhores Álbuns de Metal de Todos os Tempos" pela revista Rolling Stone.

“Blizzard of Ozz” já vendeu mais de 6 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o álbum solo mais vendido de Osbourne. No Reino Unido, foi o primeiro de quatro álbuns do musico a obter a certificação Prata, 60 mil unidades vendidas. Também ficou em 13º lugar em uma votação dos leitores da Guitar World dos "100 Melhores Álbuns de Guitarra de Todos os Tempos".

Comentários

Postagens mais visitadas