Mötley Crüe - Dr. Feelgood (1989)
"Dr. Feelgood" é o quinto álbum de estúdio da banda americana de glam metal Mötley Crüe, lançado pelo selo Elektra Records em 1 de setembro de 1989, há 32 anos.
"Dr. Feelgood" foi o primeiro trabalho de estúdio do Mötley Crüe gravado após a reabilitação da banda em 1989. Dr. Feelgood é o último com a participação do vocalista Vince Neil, até seu retorno em 1996 no álbum “Generation Swine”, lançado em 1997.
"Dr. Feelgood" foi produzido por Bob Rock (The Cult, Metallica, Gavin Rossdale, Bush e The Offspring) e gravado no Little Mountain Sound Studios em Vancouver, Canadá. Segundo o produtor, trabalhar com o Mötley Crüe foi uma tarefa difícil, descrevendo o grupo como "Quatro arruaceiros de Los Angeles que costumavam beber muitas garrafas de vinho e queriam se matar". Para minimizar o conflito e permitir que a produção ocorresse sem problemas, Rock decidiu gravar separadamente com cada membro.
Em várias entrevistas, os membros do Mötley Crüe afirmaram que "Dr. Feelgood" é o álbum mais sólido do ponto de vista musical, em grande parte, devido a sobriedade coletiva do grupo durante as gravações.
A faixa de introdução ‘T.n.T. (Terror 'n Tinseltown)’ apresenta uma voz feminina dizendo "Dr. Davis, telefone, por favor". O diálogo é o mesmo sample usado na canção ‘Eyes of a Stranger’, no álbum “Operation: Mindcrime” (1988) da banda estadunidense Queensrÿche, lançado um ano antes de “Dr. Feelgood”.
Já a letra da faixa ‘Don't Go Away Mad (Just Go Away)’ faz auto referência a canção ‘Too Young to Fall in Love’, do álbum “Shout at the Devil” (1983), e o final da faixa ‘Slice of Your Pie’ é baseado na canção ‘She So Heavy’, do álbum “Abbey Road” (1969) da banda britânica The Beatles. O vocalista Steven Tyler, da banda estadunidense Aerosmith, participa como backing vocals na faixa ‘Sticky Sweet’.
"Dr. Feelgood" é o álbum mais bem sucedido em vendas e considerado pelos críticos e fãs como o melhor trabalho do grupo. O álbum bateu a marca de mais de 6 milhões de cópias vendidas somente nos EUA, arrecadando seis discos de platina e também disco de Ouro no Reino Unido. Dr. Feelgood alcançou a 1ª posição na Billboard 200, tornando-se o único álbum da banda a reivindicar esta posição até hoje.
O singles ‘Dr. Feelgood’, 6ª posição na Hot 100 singles, e ‘Kickstart My Heart’ foram nomeados na categoria de “Melhor Performance de Hard Rock” no Grammy Award de 1990 e 1991, mas perderam os dois anos para os americanos do Living Color. Ainda sim, o Mötley Crüe ganhou na categoria de “Melhor Álbum de Hard Rock/Heavy Metal” no American Music Awards de 1991.
"Dr. Feelgood" foi muito bem recebido tanto pela crítica quanto público em seu lançamento. Diversas avaliações de revistas especializadas comentaram sobre a “Energia permeia o álbum”, trazendo os ouvintes para "Um mundo de festa sem fim", onde eles "Saboreiam as alegrias da diversão desprezível e assumidamente decadente". Os elogios também foram direcionados a produção meticulosa de Bob Rock, em particular por proporcionar "à banda a capacidade de escrever ganchos melódicos mais fortes sem perder o som hard rock que tanto cobiçavam" e pelo poder dos riffs de guitarra.
Ainda sim, segundo a rádio BBC Music, o algum é "Uma experiência chamativa e divertida... mas também, em última análise, superficial e narcisista". Para o jornalista canadense Martin Popoff, "Dr. Feelgood" é um álbum "Feito por uma banda burra que tenta muito".
Em março de 2008, a empresa de calçados Nike lançou um tênis chamado Dunk High Pro SB 'Dr. Feelgood', com suas cores baseadas na capa de “Dr. Feelgood”.
Em outubro de 2008, “Dr. Feelgood” entrou por completo (com exceção da faixa de abertura ‘T.N.T. (Terror 'N Tinseltown)’ devido seu tempo de duração) como conteúdo baixavel da série de videogames “Rock Band”. Já em 2015, as canções ‘Dr. Feelgood’ e ‘Kickstart My Heart’ também foram lançadas no jogo “Rocksmith 2014”. As faixas também fazem parte da trilha sonora do jogo “Brütal Legend” (2009).
Em 2009, o Mötley Crüe tocou na integra “Dr. Feelgood” no festival “Crüe Fest 2” em comemoração ao 20º Aniversário do álbum.
Comentários
Postar um comentário