Judas Priest - Rocka Rolla (1974)


Texto por Felipe Leonel

“Rocka Rolla” é o álbum de estreia da banda britânica de heavy metal Judas Priest, lançado no dia 6 de Setembro de 1974, há 46 anos.

“Rocka Rolla” foi produzido por Rodger Bain, conhecido por produzir os três primeiros álbuns do Black Sabbath. O álbum foi gravado entre junho e julho de 1974 nos estúdios ingleses Island, Trident e Olimpic e, de acordo com os músicos, gravado “ao vivo” nos estúdios, com todos os integrantes tocando ao mesmo tempo ao invés do habitual processo de gravação onde cada um grava a sua parte e, no final, tudo é mixado. Segundo a banda, por conta de problemas técnicos no estúdio, o resultado do som saiu com má qualidade.

Bain barrou algumas músicas na versão final do disco, como ‘Tyrant’, ‘Genocide’ e ‘Victim of Changes que acabaram entrando apenas no disco seguinte da banda, “Sad Wings of Destiny”, de 1976.

Várias das canções apresentam contribuições do vocalista anterior da banda, Al Atkins, e fizeram parte regular de suas apresentações ao vivo em Manchester no início de carreira.

A turnê de “Rocka Rolla” foi a primeira turnê internacional do Judas Priest, que chegou a fazer shows na Alemanha, Holanda, Noruega e Dinamarca, incluindo um show no Hotel Klubben em Tønsberg, Noroega.

O álbum foi relançado em 1987, com uma capa diferente, chamada “bottle cap”, criada pelo designer John Pasche. Como o grupo nunca ficou satisfeito com a capa e a logo originais, visto que nenhuma das duas artes identificava o Judas Priest como uma banda de heavy metal. A arte da capa da reedição foi criada pelo artista Melvyn Grant.

A maioria das músicas de “Rocka Rolla” não é tocada pela Judas Priest ao vivo desde meados da década de 1970, quando o disco foi lançado, embora a banda solo de Halford tenha tocado ‘Never Satisfied’ durante algumas apresentações em 2003 e a mesma música fazia parte do setlist da “Epitaph World Tour”, turnê de promoção do disco ”Epitaph”, de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas