Exodus - Shovel Headed Kill Machine (2005)


Texto por Felipe Leonel

“Shovel Headed Kill Machine” é o sétimo álbum de estúdio da banda americana de thrash metal Exodus, lançado pelo selo Nuclear Blast em 4 de outubro de 2005, há 16 anos 

Em 1997, o Exodus retornaria aos palcos com seu vocalista original Paul Baloff, acarretando no lançamento do ao vivo “Another Lesson In Violence” no mesmo ano. A banda entraria em uma pausa de cinco anos logo em seguida. Após a morte de Baloff, que faria participação no disco “Tempo of the Damned” de 2004, o vocalista foi substituído pelo seu já substituto Steve "Zetro" Souza. 

Por problemas de convivência, Souza acabou sendo demitido ainda em 2004 durante a turnê de divulgação, sendo substituído pelo novato Rob Dukes. Além do vocalista novo, “Shovel Headed Kill Machine” trás também outras mudanças consideráveis na formação da banda. O disco foi primeiro álbum de estúdio a não contar com Rick Hunolt nas guitarras, sendo substituído por Lee Altus, e o único álbum a apresentar Paul Bostaph (Slayer, Testament) na bateria após a segunda saída de Tom Hunting em decorrência de uma doença, a mesma que já havia causado sua saída em 1989. 

Mesmo com os problemas de formação, “Shovel Headed Kill Machine” foi bem recebido pela crítica e ao contrário de bandas como Iron Maiden e Judas Priest, Dukes não teve rejeição massiva dos fãs. 

Segundo o site Lambgoat, o álbum demonstra uma “sensação violenta que nunca cessa e a constância de riffs impenetráveis é impressionante. Ninguém esperava que o Exodus soasse tão bem depois de perder três membros de longa data este ano (...)”. Para o site Last Rites “apesar de alguns pequenos problemas (mixagem), “Shovel Headed Kill Machine” é exatamente o que precisávamos do Exodus”.

“Shovel Headed Kill Machine” bateu a marca de mais de 3 mil cópias vendidas, já na era CD/DOWNLOAD, em sua primeira semana de lançamento somente nos Estados Unidos.

Comentários

Postagens mais visitadas