Bruce Dickinson - The Chemical Wedding (1998)
"The Chemical Wedding" é o quinto álbum solo do vocalista inglês de heavy metal Bruce Dickinson, lançado pelo selo Air Raid Records em 15 de setembro de 1998, há 23 anos.
"The Chemical Wedding" tem como inspiração as obras do poeta londrino do séc. XVIII William Blake (1757-1827), apresentando trechos cantados e falados de suas obras proféticas e poesias, como na faixa ‘Jerusalem’.
A capa de "The Chemical Wedding" apresenta a pintura “The Ghost of a Flea”, embora o título do disco e sua faixa-título, ‘Chemical Wedding’, derivem do Manifesto Rosa-cruz de Christian Rosenkreutz (1378 - 1484), mítico personagem alemão fundador do Movimento Rosa-cruz.
Assim como em seu álbum anterior, “Accident of Birth” (1997), “The Chemical Wedding” apresentava o guitarrista Adrian Smith, do Iron Maiden, como membro da banda solo de Dickinson.
O filme “Chemical Wedding”, lançado em maio de 2008 e com roteiro escrito por Dickinson, narra a história de um homem que descobre ser a reencarnação do mago e bruxo Aleister Crowley (1875 - 1947) e inclui a faixa-título do álbum em sua trilha sonora.
O site Metal Storm escreveu que "As letras soam como se tivessem sido copiadas imediatamente de escrituras profanas, capturando a maior parte do tempo uma sensação de vazio, sons calorosos e reconfortantes que você só pode consegue nas faixas ‘The Chemical Wedding' e 'The Alchemist'".
De acordo com uma entrevista à Rock Brigade em outubro de 1998, Dickinson mencionou que a banda chegou a gravar um cover da canção ‘The Zoo’ do álbum “Animal Magnetism” (1984) do grupo alemão de heavy metal Scorpions. Embora a faixa nunca tenha sido lançada em nenhum trabalhado da discografia de Dickinson, acabou sendo lançada no mesmo ano na compilação “ECW: Extreme Music”, feita pelo grupo de entretinimento World Wrestling Entertainment, Inc., ou apenas WWE.
Em 2005, "The Chemical Wedding" foi classificado na 388ª posição no livro “500 Melhores Álbuns de Rock e Metal de Todos os Tempos” da revista Rock Hard.
Comentários
Postar um comentário