Sepultura - Beneath the Remains (1989)
Texto por Felipe Leonel
“Beneath the Remains” é o terceiro álbum de estúdio da banda brasileira de thrash metal Sepultura, lançado pelo selo Roadrunner Records em 7 de abril de 1989, há 32 anos.
“Beneath the Remains” foi o primeiro algum do Sepultura lançado por um grande
selo. Em fevereiro de 1988, o vocalista/guitarrista Max Cavalera viajou para
Nova York e passou uma semana inteira negociando com o selo Roadrunner. Embora
tenha oferecido um contrato de sete algum ao grupo, o selo não tinha certeza do
potencial de venda da banda. O orçamento inicial para a produção do álbum era
de 8 mil dólares, custo baixo até mesmo para os padrões da época, mas a banda
acabou gastando mais que o dobro ao fim das gravações.
“Beneath the Remains” melhorou consideravelmente sua produção e composição em
comparação com os álbuns anteriores do grupo. De acordo com o Max, o Sepultura
"realmente encontrou [seu] estilo" nesse álbum. Com o tempo, “Beneath
the Remains” arrecadou status de “um dos clássicos” do gênero thrash metal.
“Beneath the Remains” foi o primeiro trabalho da banda com uma capa ilustrada
pelo pintor e ilustrador estadunidense Michael Whelan. A ideia inicial era de
utilizar outra capa do artista chamada “Bloodcurdling Tales of Horror and the
Macabre”, mas acabaram sendo convencidos pela Roadrunner a usar a capa
“Nightmare in Red”, considerada hoje como uma das melhores capas do metal. “Bloodcurdling (...)” acabou sendo posteriormente usada na capa do álbum “Cause
of Death”, da banda death metal Obituary, lançado no ano seguinte.
Scott Burns, engenheiro de som de bandas como Obituary, Death e Morbid Angel,
acabou ficando com a vaga de produtor. Por pura curiosidade sobre o Brasil,
Burns acabou aceitando o trabalho por apenas 2 mil dólares.
O grupo passou toda a última quinzena de dezembro de 1988 gravando o álbum no
Estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro, das 20h às 5h. Burns havia trazido
alguns equipamentos de bateria e amplificadores e uma mesa de som Boogie para o
Brasil (equipamento raro para os padrões de produção na época) que ajudaram a
melhorar a qualidade do som.
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