Red Hot Chili Peppers - The Red Hot Chili Peppers (1984)


Texto por Felipe Leonel

“The Red Hot Chili Peppers” é o primeiro álbum de estúdio da banda de rock estadunidense Red Hot Chili Peppers, lançado pelos selos EMI e Enigma Records em 10 de agosto de 1984, há 37 anos.

“The Red Hot Chili Peppers” foi produzido por Andy Gill, guitarrista do Gang of Four, e é o único álbum dos Peppers a apresentar Jack Sherman na guitarra, que esteve no grupo como substituto de Hillel Slovak e que deixou a banda junto com o baterista Jack Irons, ambos membros fundadores, antes das gravações. Irons acabaria sendo substituído por Cliff Martinez. O álbum conta com Anthony Kiedis nos vocais e Flea no baixo, dois dos membros fundadores originais que se mantem na banda até hoje.

Durante as gravações, a banda esteve frequentemente em desacordo com Gill sobre qual direção musical deveriam seguir. Kiedis acabou ficando desapontado com o resultado final do álbum, acreditando ter faltado a energia bruta contida na fita demo original lançada pelo grupo um ano antes.

A faixa ‘Mommy, Where's Daddy?’ teve participação nos backing vocals de vocalista Gwen Dickey, também conhecida como Rose Norwalt, vocalista do grupo estadunidense de soul e R&B setentista Rose Royce. Em apresentações ao vivo, os trechos cantados por Dickey são interpretadas por Flea.

A faixa ‘Get Up and Jump’ foi o único single promocional lançado, ainda sim, a canção ‘True Men Don't Kill Coyotes’ chegou a ganhar um vídeoclipe. “The Red Hot Chili Peppers” foi, pouco tempo depois, creditado como o primeiro álbum de funk metal e rotulado como "uma pequena faísca que iniciou a revolução do rap rock".

“The Red Hot Chili Peppers” teve recepção morna em seu lançamento. Em geral, teve boa recepção de revistas especializadas como a Spin Magazine. O álbum figurou baixo nas paradas da Billboard 200, alcançando a 201ª posição, ainda sim, o disco se manteve na mesma posição por oito semanas consecutivas. ‘True Men Don't Kill Coyotes’ ganhou destaque no canal musical MTV, destacando ainda mais o disco, o que ajudou a construir uma base de fãs para a banda.

Em 2007, “The Red Hot Chili Peppers” bateu a marca de mais de 300 mil cópias vendidas em todo o mundo. Segundo Kiedis e Flea, os músicos preferem as versões demo da maioria das faixas, gravadas com a formação original, ao lado de Slovak e Irons, No entanto, a banda reconhece as contribuições de Sherman para a banda, particularmente seu conhecimento de música funk e teoria musical, fundamentais para o desenvolvimento do grupo.

Comentários

Postagens mais visitadas