Pearl Jam - Ten (1991)


Texto por Felipe Leonel 

“Ten” é o álbum de estreia da banda estadunidense de grunge/alternativo, Pearl Jam, lançado pelo selo Epic Records em 27 de agosto de 1991, há 30 anos.

Em 1990, após o fim do Mother Love Bone, com a morte de seu vocalista Andrew Wood, o baixista Jeff Ament e o guitarrista Stone Gossard recrutaram o vocalista Eddie Vedder, o guitarrista Mike McCready e o baterista Dave Krusen para formar o Pearl Jam. 

A maioria das músicas, apenas o instrumental, foram compostas em jams com todas as letras sendo adicionadas posteriormente por Vedder. As letras são um destaque a parte e abordam temas como depressão, desabrigados e abusos.

“Ten” produziu três singles de sucesso ‘Alive’, ‘Even Flow’ e ‘Jeremy’, além da canção ‘Black’, que mesmo não sendo lançada como single alcançou enorme sucesso de público. O álbum não foi um sucesso imediato, alcançando o 2º lugar na parada Billboard 200 apenas no final de 1992.

Em 1992, a banda embarcou em sua primeira turnê europeia. O primeiro show, tocando “Ten” na integra, foi em Munique, Alemanha, com a banda voltando aos EUA para outra turnê pela América do Norte e retornando mais uma vez para a Europa para segunda parte da turnê, tocando nos festivais Festival Pinkpop e Roskilde Festival. 

O grupo acabou cancelando suas datas restantes dessa mesma turnê após um confronto com a segurança de um dos eventos. Ainda em 1992, o Pearl Jam viria a tocar na turnê do Lollapalooza com o Red Hot Chili Peppers, Soundgarden e Ministry.

Mesmo considerada uma banda grunge na época, “Ten” foi fundamental na popularização do rock alternativo no mainstream e se tornou um dos destaques do gênero dos anos 1990.

Embora lide com temas sombrios, destaque para voz de Vedder, extraordinariamente profunda e forte e mais tarde muito imitada, e pelas guitarras pesadas influenciadas pelo hard rock, o álbum foi certificado treze vezes platina pela RIAA nos Estados Unidos e vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo. É também o álbum mais bem sucedido do Pearl Jam. 

Até agosto de 2012, “Ten” já havia vendido 9963 mil cópias somente nos Estados Unidos de acordo com a Nielsen SoundScan.



Comentários

Postagens mais visitadas