Motörhead - Orgasmatron (1986)
Texto por Felipe Leonel
“Orgasmatron” é o sétimo álbum de estúdio da banda britânica de rock’n roll/heavy metal, Motörhead, lançado pelo selo GWR Records em 9 de agosto de 1986, há 34 anos.
“Orgasmatron” é o primeiro disco lançado pela GWR e o único álbum com Pete Gill na bateria, embora Gill tenha tocado nas faixas gravadas para a compilação “No Remorse”, de 1984.
Depois de deixar o selo Bronze Records, o Motörhead continuou em turnê sem o benefício de um contrato de gravação. Depois que o processo judicial com sua antiga gravadora foi decidido em seu favor, o Motörhead e sua administração criaram sua própria gravadora, a GWR (Great Western Road), para o lançamento de seus próprios discos.
O álbum foi produzido pelo compositor e músico independente Bill Laswell, que já havia produzido artistas de diferentes e variados gêneros como Herbie Hancock, Mick Jagger e PIL, e foi gravado em onze dias no Master Rock Studios em Londres.
Foi o primeiro álbum de estúdio completo da banda em três anos e trouxe o Motörhead de volta aos trilhos, chegando à 21º posição nas paradas do Reino Unido, após o álbum “Another Perfect Day”, de 1983, aclamado pela crítica, mas sem sucesso comercial.
A música ‘Orgasmatron’ foi regravada pela banda, com uma nova formação, em 2000 e foi disponibilizada para download com o nome de ‘Orgasmatron 2000’. Posteriormente, foi incluída no box “Stone Deaf Forever!”.
A arte da capa foi criada por Joe Petagno baseado em uma coleção de modelos de trens de Lemmy, tanto que, originalmente, o álbum se chamaria “Ridin' with the Driver” sendo substituído para “Orgasmatron” posteriormente, mas mantendo o trem na capa.
“Orgasmatron” é constantemente citado como uma influência chave para o subgênero thrash metal, que estava se tornando popular entre os fãs de heavy metal em meados dos anos 1980.
Em 2005, “Orgasmatron” foi classificado na 313º posição na lista “The 500 Best Rock and Metal Albums of All Time” da revista Rock Hard.
Comentários
Postar um comentário