Metallica (Black Album) (1991)


Texto por Felipe Leonel 

“Metallica”, também conhecido como “The Black Album”, é o quinto álbum de estúdio da banda estadunidense de heavy metal Metallica, lançado pelo selo Blackened Recordings em 12 de agosto de 1991, há 30 anos. 

Com faixas como ‘The Unforgiven’, ‘Enter Sandman’ e ‘Nothing Else Matters’, “Metallica” tornou-se o álbum de maior sucesso do grupo, com vendagens de cerca de 16 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos, sendo o álbum que mais vendeu no país desde que a Billboard começou a usar o sistema de contagem Nielsen SoundScan para calcular vendas de discos, e mais de 40 milhões mundialmente. 

A capa do álbum tem somente o logotipo da banda e uma cobra enrolada, inspirada na bandeira de Gadsden (a bandeira, de uso militar marítimo, mostra uma cascavel enrolada em si mesma em fundo amarelo no centro, com a inscrição "Não Pise Em Mim" posicionada abaixo da cobra). “Metallica”, título original do álbum, foi logo apelidado como "Black Album" por causa de sua capa se tornando assim conhecido desde então. 

A virada no estilo musical foi clamada pela crítica e pelo público, surpreendeu e ampliou o alcance banda no mercado da música. Os riffs rápidos e os vocais gritados, presentes nos primeiros quatro álbuns da banda, deram lugar a melodias mais simples e harmônicas. Aproximando-se do Heavy Metal mais tradicional, o Metallica encontrou um estilo inovador, hora pesado, hora melódico. 

As letras do álbum, escritas por James Hetfield, são muito mais pessoais e introspectivas do que as encontradas nos álbuns anteriores, tratando de temas como câncer, fé e relacionamento. O disco também acaba com a tradição do Metallica de ter uma faixa instrumental de longa duração.

O álbum foi produzido por Bob Rock e teve uma diferença marcante em relação à produção simples dos álbuns anteriores. Bob Rock alterou a rotina e a agenda de gravação de banda de forma tão profunda que os membros chegaram a jurar nunca mais trabalhar com Bob de novo. Apesar das controvérsias entre a banda e Bob Rock, eles continuaram a trabalhar juntos até o álbum “St. Anger”, de 2003. 

Em 1992, o Metallica ganhou o Grammy Award por Melhor performance de Heavy Metal.

Em 2003, “Metallica” ficou em 252º lugar na lista dos “500 Best Albuns Ever” e em 25º lugar na lista de “Melhores Álbuns de Metal de Todos os Tempos”, ambas da Revista Rolling Stone. Em 2004, foi lançado um DVD-Audio com uma mixagem 5.1 do disco.

“Metallica” entrou em 14º lugar na lista dos “200 Álbuns Definitivos no Rock and Roll Hall of Fame”.

Comentários

Postagens mais visitadas