Led Zeppelin - In Through the Out Door (1979)


Texto por Felipe Leonel

“In Through the Out Door” é o oitavo álbum de estúdio da banda britânica de rock Led Zeppelin, lançado pelo selo Swan Song Records em 15 de agosto de 1979, há 42 anos. 

“In Through the Out Door” é marcado pela mistura de sons e ritmos trazidos de outros estilos musicais, como o country e o reggae, e pelo fato dos teclados e sintetizadores de John Paul Jones se sobressaírem além dos acordes de Jimmy Page que vivia uma crise artística graças à heroína. 

Um fato que marcou enormemente o lançamento do álbum foi a edição com seis capas diferentes, a cena no bar fotografada por seis ângulos opostos.

O lançamento se tornou um enorme sucesso comercial, especialmente nos Estados Unidos ganhando a 1ª posição na parada da Billboard com apenas duas semanas de lançamento vendendo 1,7 milhão de cópias e foi o oitavo e último lançamento da banda em estúdio. Em 1980, o Led Zeppelin se separou após a morte do baterista John Bonham.

O álbum foi nomeado pelo grupo para descrever suas lutas recentes em meio à morte do filho de Robert Plant, Karac, em 1977, e ao exílio tributário que a banda tirou do Reino Unido. O exílio resultou na banda sendo incapaz de fazer turnês em solo britânico por mais de dois anos, e tentar voltar à mente do público era, portanto, como "tentar entrar pela porta 'externa'". 

As músicas ‘Wearing and Tearing’, ‘Ozone Baby’ e ‘Darlene’ foram gravados durante as sessões deste álbum, mas foram descartados devido a restrições de espaço no vinil, aparecendo poteriormente no disco “Coda”, de 1982. A arte da capa foi desenhada por Storm Thorgerson, da banda Hipgnosis.

“In Through the Out Door” é o álbum do Led Zeppelin que passou a maior parte das semanas no topo das paradas, empatado com “Led Zeppelin II” e “Physical Graffiti”. O álbum dividiu fãs e críticos da época, alguns acharam sua música influenciada pelo sintetizador, inevitável nos aos 80, mas visionário, enquanto outros achavam que a banda havia abandonado seu som pesado e rápido.

Em 2015, foi lançada uma versão remasterizada de “In Through the Out Door”, juntamente com “Presence” e “Coda”, contendo seis formatos distintos, uma edição padrão em CD, uma edição deluxe em dois CDs, uma versão LP padrão, uma versão de luxo em vinil duplo, uma versão super deluxe de dois CDs e dois LPs com um livro de capa dura e downloads digitais em HD e apresentam material bônus contendo tomadas alternativas e faixas com título alternativo, ‘Southbound Piano’, ‘The Epic’, ‘The Hook’ e ‘Blot’.

Todas as seis capas

Comentários

Postagens mais visitadas