Sigh - Imaginary Sonicscape (2001)


Texto por Felipe Leonel

“Imaginary Sonicscape” é o quinto álbum de estúdio da banda japonesa de black metal Sigh, lançado pelo selo Century Media Records em 4 de julho de 2001, há 20 anos.

Depois de deixar sua gravadora anterior, a Cacophonous Records, devido à falta de promoção, tanto da banda quanto de seus trabalhos, o grupo entrou em estúdio, Studio Zen/Electric e Space Studio, para gravar “Imaginary Sonicscape” em setembro de 2000 encerrando apenas em março de 2001. “Imaginary Sonicscape” foi o primeiro disco da banda lançado por um grande selo. No Japão, o álbum saiu pelo selo JVC Victor.

O álbum levou alguns meses para ficar perfeito e foi produzido por Yukito Okazaki, guitarrista e vocalista da banda de stoner metal Eternal Elysium. Enquanto o novo disco foi influenciado por jazz, música clássica e pelo músico Frank Zappa, muitos gêneros fora do metal extremo, as letras foram baseadas nas visões da banda sobre a vida e a morte.

Os estilos musicais de “Imaginary Sonicscape” exploraram ainda mais as tendências experimentais de seu predecessor, “Scenario IV: Dread Dreams” (1999), utilizando mais elementos psicodélicos no som.

Em seu lançamento, “Imaginary Sonicscape” acabou não conseguindo entrar nas paradas de álbuns dos EUA, mas teve boa recepção do público do metal extremo. O álbum acabou ficando com a 10ª posição na lista dos “Melhores Álbuns de 2001” feito pela revista britânica de música extrema Terrorizer. William York, crítico da revista Allmusic, deu ao álbum 4.5 de 5 estrelas, segundo a classificação da revista, destacando que "Por um lado, isso é um ótimo disco de heavy metal e, por outro, é uma música experimental/psicodélica genuinamente distorcida. Um álbum incrível e estranho e também o melhor lugar para os novatos começarem com essa banda”.

Comentários

Postagens mais visitadas