Queen (1973)


Texto por Felipe Leonel

“Queen” é o primeiro álbum de estúdio da banda britânica de rock Queen, lançado pelos selos EMI Records (RU) e Elektra Records (EUA) em 13 de julho de 1973, há 48 anos.

“Queen” foi gravado nos Trident Studios e no De Lane Lea Music Center, em Londres, com produção de Roy Thomas Baker, John Anthony e os próprios membros da banda.

“Queen” foi influenciado pelo hard/heavy e rock progressivo e suas letras são baseadas em uma variedade de tópicos, incluindo folclore, “My Fairy King’ e religião, “Jesus’. A música final do álbum é uma versão instrumental curta de ‘Seven Seas of Rhye’, cuja versão completa apareceria apenas em 1974, no segundo álbum da banda, “Queen II”.

Tanto a banda quanto o álbum foram muito bem aceitos em suas estreias, recebendo ótimas críticas de revistas especializadas e angariando fãs por toda a parte. Segundo a Rolling Stone Magazine, “Queen” tem “(...)uma força verdadeiramente influente no mundo do rock. O álbum de estreia é excelente”. Já a The Winnipeg Free escreveu "A banda consegue injetar um toque tão fresco e enérgico no álbum e é apenas seu primeiro disco”

Nos anos posteriores, o site AllMusic premiou “Queen” com três de cinco estrelas, chamando-o de "uma estreia desigual mas promissora de um grupo de rock clássico". 

Em 1994, a Guitarist Magazine classificou “Queen” como o 19º álbum de guitarra mais influente de todos os tempos. Em 2008, a Rolling Stone classificou a música ‘Keep Yourself Alive’ na 31ª posição nas "100 Greatest Guitar Songs Of All Time" e em 2011 ficou na 54ª posição da lista "100 Greatest Albums You’ve Never Heard".

Comentários

Postagens mais visitadas