Pantera - Official Live: 101 Proof (1997)
“Official Live: 101 Proof” é o primeiro álbum ao vivo da banda estadunidense de groove/thrash metal Pantera, lançado pelo selo East West em 29 de julho de 1997, há 24 anos.
“Official Live: 101 Proof” apresenta 14 faixas ao vivo de canções do 4ª ao 7ª álbuns de estúdio da banda - “Cowboys from Hell” (199), “Vulgar Display of Power” (1992), “Far Beyond Driven” (1994) e “The Great Southern Trendkill” (1996). Já as duas últimas canções, ‘Where You Come From’ e ‘I Can't Hide’, são gravações inéditas de estúdio.
Segundo o baterista Vinnie Paul, o novo material foi gravado durante uma pausa na turnê durante 12 dias e que lançar um disco ao vivo vinha do sentimento de que “Após 7 anos tocando ao vivo, queríamos lançar um disco com todas as nossas melhores músicas (...)".
A faixa ‘Dom/Hollow’ é um amálgama de partes de ‘Domination’ ("Cowboys from Hell") e "Hollow" ("Vulgar Display of Power"). A banda tocava as faixas sem pausa entre as duas em praticamente todas as suas apresentações ao vivo. Já faixa ‘Hostile’ é simplesmente uma versão ao vivo de ‘Fucking Hostile’ ("Vulgar Display of Power") com o título abreviado.
Durante a canção ‘Becoming’, a banda encerrou a música com a mesma faixa de encerramento (chamada de ‘outro’) ‘Throes of Rejection’ (“Far Beyond Driven”), da mesma forma, ‘I'm Broken’ com ‘By Demons Be Driven’ ("Vulgar Display of Power").
A capa de “Official Live: 101 Proof” é uma referência ao rótulo da garrafa de whiskey Wild Turkey em que a frase "101 Proof" refere-se ao teor alcoólico da bebida e "No. 5" (Número Cinco) referindo-se ao 5º lançamento oficial do grupo após a reformulação de sua sonoridade em 1990 com o disco “Cowboys from Hell” ignorando seus quatro álbuns independentes anteriores.
“Official Live: 101 Proof” alcançou a 19ª posição nas paradas de álbuns da Nova Zelândia e Austrália, 16ª posição na Finlândia na 15ª posição na parada da Billboard 200 nos EUA permanecendo na parada por 12 semanas consecutivas.
Comentários
Postar um comentário