Pantera - Cowboys from Hell (1990)


Texto por Felipe Leonel

“Cowboys from Hell” é o quinto álbum de estúdio da banda estadunidense de thrash/groove metal Pantera, lançado pelo selo Atco Records em 24 de julho de 1990, há 31 anos.

Segundo o guitarrista Dimebag Darrel, depois de terem sido recusados “28 vezes por todas as principais gravadoras da face da Terra", o representante da Atco Records, Mark Ross, foi convidado pelo seu chefe, Derek Shulman, que já havia mostrado interesse em assinar com a banda, para vê-los se apresentar. Ross ficou tão impressionado com o desempenho da banda que ligou para seu chefe naquela mesma noite, sugerindo que Pantera fosse contratado pelo selo.

As gravações deram início no Pantego Sound Studio, em Pantego, Texas, em fevereiro de 1990, finalizado apenas dois meses depois. A banda adotou um novo som e atitude explorando em “Cowboys from Hell” assuntos mais sombrios, enquanto a guitarra seria notavelmente mais pesada, apesar de ocasionalmente reverter para a fórmula hair metal. 

Originalmente a banda havia gravado “Cowboys from Hell: The Demos”, um álbum demo de produção própria que apresentava 11 faixas, 10 das quais contariam no álbum. As duas últimas faixas a serem escritas foram ‘Clash With Reality’ e ‘Primal Concrete Sledge’, enquanto uma música intitulada ‘The Will to Survive’ seria descartada no início das sessões de gravação. “Cowboys from Hell” também marcou o primeiro dos quatro álbuns de estúdio do Pantera produzidos por Terry Date. 

A arte da capa mostra a banda em um pitoresco salão ocidental que, na realidade, é uma foto de 1910 do "Cosmopolitan Saloon" em Telluride, Colorado, com os membros da banda colados sobre ela.

“Cowboys from Hell” foi elogiado pela maioria dos críticos e fãs, provando ser um dos álbuns mais influentes na cena metal nos anos 90 inspirando uma geração de músicos, principalmente guitarristas. 

“Cowboys from Hell” foi relançado em diversas versões e formatos, como fita cassete, CD, vinil e uma versão em edição limitada em box também em vinil. O álbum se tornaria o primeiro álbum da banda a alcançar a 27ª posição no “Top Heatseekers” da Billboard Music Charts. 

Em março de 1995, o álbum entrou nas paradas suecas por uma semana, chegando ao 46º lugar. Desde então, “Cowboys from Hell” alcançou disco de ouro nos EUA ultrapassando as 500 mil cópias vendidas, disco de ouro no Reino Unido por mais de 100 mil cópias vendidas e disco de platina batendo a marca de mais de um milhão de cópias vendidas somente nos EUA.

Em 14 de setembro de 2010, uma edição do 20º aniversário foi lançada com uma mixagem remasterizada das gravações analógicas originais. A edição expandida apresenta um CD bônus de gravações ao vivo inéditas e o “Alive and Hostile E.P”. A edição de luxo apresenta um terceiro CD adicional com a faixa demo não lançada de "The Will to Survive”.

Comentários

Postagens mais visitadas