Napalm Death - Scum (1987)

Texto por Felipe Leonel

“Scum” é o álbum de estreia da banda britânica de grindcore Napalm Death, lançado pelo selo Earache Records em 1º de julho de 1987, há 34 anos.

“Scum” foi o único disco da banda gravado com os integrantes Nicholas Bullen no baixo/vocal, Justin Broadrick na guitarra/vocal e Jim Whitely no baixo. Após a saída de Bullen, a banda ficou sem nenhum membro original.

O lado A do álbum foi originalmente gravado no Estúdio Rich Bitch, em Birmingham, Inglaterra, em agosto de 1986, por 50 libras, o grupo planejava lançar o lado A em um split com a banda britânica de crossover Atavistic através do selo Manic Ears Records (Bristol, Inglaterra).

Após uma extensiva mudança de integrantes, o lado B acabou sendo gravado apenas em maio de 1987, novamente no estúdio Rich Bitch Studios.

Posteriormente, “Scum” acabou sendo lançado em um compacto único pelo, até então, selo iniciante Earache Records. Apenas o baterista Mick Harris tocou em ambos os lados.

A capa do disco foi desenhada por Jeffrey Walker, vocalista do influente grupo de goregrind britânico Carcass. “Scum” foi posteriormente relançado em uma versão de CD ducplo junto ao álbum “From Enslavement to Obliteration” (1988) no pacote, além de 4 faixas adicionais.

Em 2005, o disco foi votado entre os "50 Melhores Álbuns Britânicos de Todos os Tempos" pela revista Kerrang! e em 2009 ficou em 5º lugar na lista dos “Discos Essenciais de Grindcore da Europa” feita pela revista Terrorizer. Também foi citado no livro “1001 Albums You Must Hear Before You Die”, de Robert Dimery.

Em 2007, em comemoração aos 20 anos do lançamento de "Scum", foi lançado um videoclipe da faixa ‘You Suffer’, eleita pelo Guinness Book como a música mais curta do mundo, com apenas 2 segundos de duração. O vídeo mostra uma garota chorando e pulando quatro vezes. O recorde anterior pertencia ao videoclipe da música 'Collateral Damage', da banda Brutal Truth, com apenas 4 segundos de duração.

“Scum” soma um total 35 minutos de duração ao longo de 28 faixas.

Comentários

Postagens mais visitadas