Mother Love Bone - Apple (1990)


Texto por Felipe Leonel 

“Apple” é o único álbum de estúdio da banda estadunidense Mother Love Bone, lançado pelo selo Stardog/Mercury Records em 19 de julho de 1990, há 31 anos.

Em setembro de 1989, o grupo entrou em estúdio para gravar o seu álbum de estreia, “Apple” com o produtor Terry Date no The Plant, estúdio de gravação em Sausalito, Califórnia. 

A banda terminou o álbum em novembro de 1989, no London Bridge Studios em Seattle, Washingtone e foi mixado por Tim Palme. Apesar de algumas dificuldades iniciais, a gravação ocorreu no tempo previsto para o seu lançamento. 

Dias antes de “Apple” ser lançado, o vocalista Andrew Wood teve uma overdose de heroína e depois de passar alguns dias no hospital em coma, acabou morrendo, trazendo efetivamente o fim do Mother Love Bone. 

O álbum foi lançado ainda daquele ano, em julho e, eventualmente, em 1992 alcançou o 34º lugar na parada Top Heatseekers da Billboard. 

A canção ‘Crown of Thorns’ apareceu originalmente no EP ‘Shine’, porém, no álbum, perdeu sua introdução, ‘Chloe Dancer’. A arte da capa foi fotografada por Lance Mercer. 

Em 2005, “Apple” foi classificado no 462º lugar pela revista Rock Hard em sua lista “The 500 Greatest Rock & Metal Albums of All Time”. Em 2016, ficou em 18º lugar na lista “40 Greatest One-Album Wonders” e em 2019, em 50º na lista “50 Greatest Grunge Albums”, ambas da revista Rolling Stone.

Comentários

Postagens mais visitadas